Paulo Autran tem trajetória contada em documentário exclusivo que estreia no Curta!
Depois de ser exibido em dois dos maiores festivais de cinema do Brasil, o Festival de Gramado e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o documentário “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”, produzido com exclusividade para o Curta!, estreia na Terça das Artes, 27, às 23h. Com direção de Marco Abujamra e produção da Dona Rosa Filmes, o longa-metragem conta a vida e a obra de um dos mais respeitados atores do país. A paixão de Autran pelo teatro é apresentada através de cenas históricas de filmes e de peças, trechos de entrevistas escritas interpretados pelos atores Bete Coelho, Patrícia Selonk, Gustavo Machado e Bruce Gomlevsky, e de uma autobiografia inédita, contendo reflexões do artista sobre a arte, sua carreira, vida, morte e desafios profissionais e pessoais.
“Paulo Autran - O Senhor dos Palcos” conta ainda com depoimentos de José Celso Martinez Corrêa, Karin Rodrigues, viúva do ator, e Mauro Farias – que detalham e reconstroem facetas do ator e do meio teatral brasileiro. Fernanda Montenegro também participa do documentário ao compartilhar a correspondência que trocou com Autran a poucos dias de sua morte. Além da leitura emocionante, ela faz uma reflexão profunda sobre a importância do amigo para o teatro brasileiro.
Na Sexta da Sociedade, 2 de março, às 20h45, estreia na programação do Curta! “Intervalo Clandestino”, documentário que busca traduzir o estado de espírito do povo brasileiro diante da realidade social e política do país. Dirigido por Eryk Rocha, o filme investiga a atmosfera pré-eleitoral no cotidiano do Rio de Janeiro entre 2000 e 2006, a partir de depoimentos de pessoas comuns de diversas profissões. As perspectivas políticas do país são costuradas através de depoimentos, impressões, comentários e reflexões de cidadãos com diferentes olhares sobre a cidade.
Ainda na Sexta da Sociedade, 2, só que mais tarde, às 23h, é a vez da estreia do documentário “Cidadania do Espaço”, filme que discute o problema da privatização ou marginalização dos espaços públicos nas metrópoles. O longa analisa como os diferentes setores da sociedade têm reagido a essas iniciativas em algumas das maiores e mais importantes cidades do mundo, como Paris, Berlim, Londres, entre outras. “Cidadania do Espaço” faz parte do pacote de conteúdos adquiridos pelo Curta! do Arte France, tradicional canal público franco-alemão.
Outro grave problema dos centros urbanos, a mobilidade, é o foco da série exclusiva “Mobilis”. O quarto episódio, que vai ao ar na Quarta, 28, às 19h, tratará da acessibilidade – ou a falta dela – nas grandes cidades, mostrando as dificuldades de ir e vir para os cidadãos que precisam ou querem se locomover em metrópoles brasileiras. Contando com depoimentos de especialistas, ativistas e cidadão comuns, além de pesquisas realizadas no Brasil e no exterior, “Mobilis” propõe uma reflexão sobre a ocupação de espaços públicos e individuais e os cenários ideológicos, sociais, políticos e culturais existentes nos centros urbanos. A produção é da Miração Filmes com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual, o FSA.
Mais tarde, às 20h, a faixa “A Vida é Curta!” entra no clima da ‘balada’. Abrindo a sessão especial, “A Outra Margem”, de Nathália Tereza, que conta a história de Jean, um agroboy do Centro-Oeste brasileiro que, num sábado à noite, escuta na rádio local um programa em que as pessoas deixam mensagens de amor. Em seguida, é a vez de “A Festa e os Cães”. No curta, vencedor do “Prêmio Aquisição Janela 2015”, Leonardo Mouramateus mostra a história de cães que foram chegando e dominando o território nas ruas de um subúrbio de Fortaleza. Esta matilha se junta em bando, à noite, como que recuperando seu estado selvagem e recusando sua tradicional submissão ao homem.
SEGUNDA DA MÚSICA
As Canções da Minha Vida (Série)
Gravada no ateliê do artista plástico Sérgio Marimba,“As Canções da Minha Vida” é uma série musical composta de 13 episódios que faz um grande painel da música brasileira. Vamos conhecer quais as músicas mais marcantes e que influenciaram artistas importantes, como: Maria Gadú, Geraldo Azevedo, Ana Cañas, Hamilton de Holanda, Leo Jaime e Odair José. Uma grande homenagem à música brasileira feita por seus compositores e intérpretes.
Gravada no ateliê do artista plástico Sérgio Marimba,“As Canções da Minha Vida” é uma série musical composta de 13 episódios que faz um grande painel da música brasileira. Vamos conhecer quais as músicas mais marcantes e que influenciaram artistas importantes, como: Maria Gadú, Geraldo Azevedo, Ana Cañas, Hamilton de Holanda, Leo Jaime e Odair José. Uma grande homenagem à música brasileira feita por seus compositores e intérpretes.
Episódio inédito – Daniel
Daniel conta como crescer em uma família musical foi decisivo para tornar-se cantor e comenta outras influências em sua carreira. Ele interpreta clássicos do seu repertório como "Adoro Amar Você", mas também surpreende interpretando versões de "Será", do Legião Urbana, e "Tantinho", de Carlinhos Brown.
Diretor: Bruno Levinson
Duração: 26 min.
Exibição: 26 de fevereiro, segunda-feira, às 20h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 27 de fevereiro, terça-feira, às 00h e às 14h;
Dia 28 de fevereiro, quarta-feira, às 8h;
Dia 05 de março, sábado, às 00h.
TERÇA DAS ARTES
Paulo Autran – Senhor dos Palcos (Documentário)
Um retrato sobre a evolução do teatro no século 20 e uma reflexão profunda sobre a arte da atuação por meio da carreira de Paulo Autran (1922-2007), um dos maiores atores do Brasil.
Diretor: Marco Antonio Vieira Abujanra
Duração: 85 min
Estreia: 27 de fevereiro, terça-feira, às 21h35.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 28 de fevereiro, quarta-feira, às 1h35 e às 15h35;
Dia 01 de março, quinta-feira, às 9h35;
Dia 03 de março, sábado, às 11h40;
Dia 04 de março, domingo, às 22h30.
Memórias do Brasil (Série)
Memórias do Brasil é uma série documental que apresenta em cada um de seus 13 episódios um ícone da cultura brasileira. São personagens chave da cultura brasileira, que contribuíram, e ainda contribuem, para o cenário nacional, enriquecendo este caldeirão com propostas inovadoras, muitas vezes controversas, ou que de alguma forma representaram paradigmas para a arte. Estas personalidades também têm em comum, uma vida de convivência social, onde as questões nacionais não passaram ao largo de suas expressões artísticas.
Episódio Inédito - Lia de Itamaracá
A história de Maria Madalena Correia do Nascimento, ou simplesmente, Lia de Itamaracá. Mais famosa cirandeira do Brasil, Lia é também dançarina, compositora e cantora. Na década de 70 ela chegou a fazer participações em discos de Teca Calazans e de Capiba, o mais conhecido compositor de frevos. Em 77 gravou o seu próprio disco, intitulado "Lia de Itamaracá". Neste episódio de Memórias do Brasil a artista, que aos 19 anos já era conhecida nas rodas de ciranda, relembra a infância pobre na ilha de Itamaracá e como a ciranda entrou em sua vida.
Diretora: Vânia Lima
Duração: 45 min
Exibição: 27 de fevereiro, terça-feira, às 19h05.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 28 de fevereiro, quarta-feira, às 5h05 e às 13h05;
Dia 01 de março, quinta-feira, às 7h05;
Dia 03 de março, sábado, 5h.
QUARTA DE CINEMA
“A Vida é Curta!” apresenta produções para quem curte uma balada
Nessa quarta-feira, o Curta! exibe dois filmes em ritmo de balada: “A Outra Margem” e “A Festa e os Cães”. Abrindo a sessão, o curta “A Outra Margem”, de Nathália Tereza, conta a história de Jean, um agroboy do Centro-Oeste brasileiro que, num sábado à noite, escuta na rádio local um programa em que as pessoas deixam mensagens de amor. Já o curta “A Festa e os Cães”, de Leonardo Mouramateus, compartilha uma memória afetiva poderosa, pessoal, sobre um tempo de curtição, de emoções libertárias.
Exibição: 28 de fevereiro, quarta-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 01 de março, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 02 de março, sexta-feira, às 8h;
Dia 03 de março, sábado, às 14h.
Mobilis (Série)
A série documental Mobilis fala de Mobilidade Urbana nos grandes centros. Embora cada um dos 13 episódios retrata um meio de transporte, as discussões vão além dos modais e dos deslocamentos do ponto A para o ponto B. A série mostra como são as formas de coexistência entre diferentes modos de viver a cidade, onde os confortos individuais se chocam com o bem coletivo e criam conflitos muito mais profundos do que se imagina.
Episódio 3 – Acessibilidade
A questão é: todos que se locomovem pela cidade, tem respeitado seu direito de ir e vir e seu direito à igualdade e às liberdades fundamentais de cidadão?
Diretores: Tide Gugliano
Duração: 26 min
Exibição: 28 de fevereiro, quarta-feira, às 19h.
Classificação: 14 anos.
Horários alternativos:
Dia 01 de março, quinta-feira, às 5h e às 13h;
Dia 02 de março, sábado, às 7h;
Dia 03 de março, às 18h.
Grandes Cenas – (Série)
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro.
Episódio Abutres
O diretor argentino Pablo Trapero discute as dificuldades de filmagem e as questões estéticas que envolveram a cena do atropelamento forjado em Abutres (2010), um elaborado e impressionante plano sequência que produz uma reviravolta na trama.
Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno
Duração: 18 min
Exibição: 28 de fevereiro, quarta-feira, às 21h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 01 de março, quinta-feira, às 1h e às 15h;
Dia 02 de março, sexta-feira, às 9h;
Dia 03 de março, sábado, às 20h.
QUINTA DO PENSAMENTO
Imortais da Academia (Documentário)
Ao longo de 42 episódios, a série Imortais da Academia faz um passeio pelo presente e pelo passado da Academia Brasileira de Letras. Essa caminhada por entre as eternizadas cadeiras de uma das mais respeitadas instituições culturais do país é conduzida pelos próprios acadêmicos e também por estudiosos de diferentes áreas. Os episódios mostram o espectro multifacetado que compõe a Academia e, por meio da genealogia de cada uma de suas quarenta cadeiras, contam a história não só da literatura nacional, mas do Brasil e de seu tempo. Isso porque a série revela a casa de Machado de Assis para além da congregação de ilustres pensadores brasileiros: também como um agente enraizado no tempo e no espaço, reflexo e propositor de transformações socioculturais em um país em constante transformação.
Cadeira 1: Abaixo o tatibitati
O episódio sobre a cadeira número 1 da Academia Brasileira de Letras fala sobre a vida e a obra de alguns dos acadêmicos que já tiveram a honra de sentar nela. Destaque para a atual ocupante, Ana Maria Machado, para o fundador, Luís Murat, e para o escritor goiano Bernardo Élis - que derrotou Juscelino Kubitschek nesta que foi a única disputa perdida por ele, caso que se mistura ao delicado momento político do país na época. O episódio fala ainda sobre Adelino Fontoura, único patrono da ABL que não deixou nenhum livro impresso em vida. De polêmicas a anedotas, a cadeira 1 sempre deu lugar ao intenso. Nela, assim como na obra de Ana Maria Machado, não há vez para o tatibitati.
Diretor: Belisário Franca
Duração: 26 min
Exibição: 01 de março, quinta-feira, às 20h30.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 02 de março, sexta-feira, às 0h30 e às 14h30;
Dia 03 de março, sábado, às 19h30;
Dia 05 de março, segunda-feira, às 8h30.
SEXTA DA SOCIEDADE
Intervalo Clandestino (Documentário)
Documentário que busca traduzir o estado de espírito do povo brasileiro diante da realidade social e política do país. O filme é uma interrogação sobre o futuro diante da revelação de projetos, desejos e frustrações que se entrecruzam no complexo imaginário do brasileiro do século XXI.
Diretor: Eryk Rocha
Duração: 97 min
Estreia: 02 de março, sexta-feira, às 20h45.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 03 de março, sábado, às 00h45 e às 7h;
Dia 04 de março, domingo, 17h45;
Dia 05 de março, segunda-feira, às 14h45;
Dia 06 de março, terça-feira, às 8h45.
Cidadania do Espaço (Documentário)
A privatização ou marginalização de espaços públicos é um dos grandes problemas enfrentados pelas metrópoles. O filme analisa como a arte, a política e a sociedade em geral têm reagido a esse problema.
Diretora: Claire Laborey
Duração: 60 min
Estreia: 02 de março, sexta-feira, às 23h.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 03 de março, sábado, às 2h50 e às 10h40;
Dia 04 de março, domingo, 21h30;
Dia 05 de março, segunda-feira, às 17h;
Dia 06 de março, terça-feira, às 11h.
Sobre o Curta
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo).
Postar um comentário