terça-feira, 26 de junho de 2018

“Disseram que eu não podia ser atriz porque sou negra” diz Ruth de Souza no Persona em Foco

Divulgação

Persona em Foco desta quarta-feira (27/6) é dedicado a uma das atrizes mais queridas e respeitadas do cenário artístico brasileiro, Ruth de Souza. A artista de 97 anos, cujo talento é demonstrado no cinema, no teatro e na televisão, abriu as portas de sua casa para contar algumas de suas histórias. Apresentada por Analy Alvarez Atílio Bari, a edição inédita vai ao ar às 23h15, na TV Cultura, no canal da atração no YouTube e no app Cultura Digital.

Pioneira na profissão, Ruth iniciou sua carreira em 1945 e desde então teve presença em diversas novelas, filmes e peças de teatro. Admirada por sua postura diante da vida e da arte, a artista se interessou pelos palcos e ingressou na vida artística por meio do Teatro Experimental do Negro, grupo liderado por Abdias do Nascimento. Ela abriu caminho para a diversidade e tornou-se a primeira mulher negra a protagonizar uma telenovela – A Cabana do Pai Tomás, da Rede Globo.

Na década de 50, a atriz participou de radionovelas e começou a atuar nos teleteatros da TV Tupi. Na década seguinte, adquiriu sucesso na televisão em A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior. Já em 1953, conquistou reconhecimento por sua participação em Sinhá Moça, o que impulsionou sua carreira cinematográfica. Sobre seu interesse pela arte de encenar e o preconceito, comenta: “todo mundo dizia que eu não podia ser atriz, que não tinha atriz preta. E eu, sempre menina, não entendia muito bem e disse: ‘eu não sou preta, sou marrom’”.
No programa, os momentos relembrados por Ruth são entremeados por histórias contadas por pessoas que conviveram e trabalharam com a atriz, como Regina Duarte, Milton Gonçalves, Audálio Dantas, Haroldo Costa, Joel Zito Araújo, Raquel Trindade, Abdias Nascimento eCarlos Alberto Afonso.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo