quarta-feira, 31 de outubro de 2018

O movimento impressionista e seus gênios são tema de documentário francês inédito

Reprodução da obra "Montes de Feno pela Manhã, Final do Verão", do pintor impressionista Claude Monet - Divulgação

Em 1874, um grupo de jovens pintores resolveu se distanciar do estilo realista das pinturas exibidas nos salões oficiais da época. A ruptura com a tradição provocou escândalo e gerou um novo movimento artístico, o impressionismo. A história do surgimento dessa vanguarda europeia e seus personagens estão em “A Ruptura Impressionista”, documentário inédito do diretor francês François Lévy-Kuentz exibido com exclusividade na TV brasileira pelo Curta!. Baseado nas cartas dos principais protagonistas do movimento, os pintores Corot, Pissarro, Cézanne, Renoir, Monet, Manet e Berthe Morisot, o filme reflete a enorme popularidade da pintura impressionista, desde o difícil começo até o prestígio dos principais prêmios internacionais e exibições nos museus mais respeitados do planeta. Estreia na Terça das Artes, dia 6, às 22h.


ÚLTIMO EPISÓDIO INÉDITO DA SÉRIE ‘ROTAS DA ESCRAVIDÃO’
REVELA A EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS DO COMÉRCIO HUMANO

O último episódio inédito da série “Rotas da Escravidão” (“Slavery routes”, uma coprodução internacional entre Arte France, CPB FIlms e mais cinco produtoras), exibida exclusivamente no Brasil pelo Curta!, revela as novas fronteiras da escravidão entre 1789 e 1888. Apesar de o movimento abolicionista ter ganhado força em Londres, Paris e Washington, fazendo com que grandes potências européias abolissem o comércio transatlântico em 1807, o continente europeu, em meio à revolução industrial, não prescindiu da força de trabalho escrava. Assim, novas formas de exploração foram implementadas no Brasil, nos Estados Unidos e na África. Estreia do último episódio na Sexta da Sociedade, dia 9, às 22h35.

Segunda da Música – 5/11
21h - “Nina Simone” (Documentário)
Com muita música, este documentário reconta a vida de Nina Simone, estrela do jazz e voz do movimento negro americano ao lado de Malcolm X e Martin Luther King Jr. Diretor: Frank Lords. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 6 de novembro, terça-feira, às 1h; 7 de novembro, quarta-feira, às 9h; 11 de novembro, domingo, às 00h. 

Terça das Artes - 6/11
23h - “A Ruptura Impressionista” (Documentário)
O filme conta a aventura de um grupo de jovens pintores que, a partir de 1874, lançou uma estética radicalmente diferente do estilo das pinturas exibidas nos salões oficiais da época. Diretor: François Lévy-Kuentz. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 7 de novembro, quarta-feira, às 3h; 8 de novembro, quinta-feira, às 11h; 10 de novembro, sábado, às 23h.

Quarta de Cinema - 7/11
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz três curtas-metragens em animação que abordam personagens desajustados.
O Céu no Andar de Baixo (Animação)
Desde os 12 anos de idade, Francisco faz fotografias do céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotografias, mudando a sua rotina. Diretor: Leonardo Cata Preta. Duração: 15 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 8 de novembro, quinta-feira, à 0h; 9 de novembro, sexta-feira, às 8h; 10 de novembro, sábado, às 14h.

O Ex-Mágico? (Animação)
Com misteriosos poderes, um homem aparentemente sem passado está em busca de se libertar das angústias que o mundo e seus dons mágicos lhe causaram.Diretores: Maurício Nunes e Olímpio Costa. Duração: 11 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 8 de novembro, quinta-feira, à 0h20; 9 de novembro, sexta-feira, às 8h20; 10 de novembro, sábado, às 14h20.

Dossiê Rê Bordosa (Animação)
Fama? Ego Inflado? Espírito de porco? Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stopmotion investiga esse vil crime. Diretor: César Cabral. Duração: 16 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 8 de novembro, quinta-feira, às 0h35; 9 de novembro, sexta-feira, às 8h40; 10 de novembro, sábado, às 14h40.

Quinta do Pensamento - 8/11
22h – “Imagens do inconsciente” (Documentário) – Parte 3 – “A barca do sol”
Documentário em três episódios, “Imagens do inconsciente” foi filmado no início da década de 1980, em parceria com a Dra. Nise da Silveira, enfocando três casos tratados no Centro Psiquiátrico Pedro II, posteriormente transformado em Museu de Imagens do Inconsciente. Diretor: Leon Hirszman. Duração: 74 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 9 de novembro, sexta-feira, às 2h; 10 de novembro, sábado, às 10h30; 11 de novembro, domingo, às 21h30.

Sexta da Sociedade - 9/11
23h - “Rotas da Escravidão” (Série) – Episódio “1789-1888: Novas Fronteiras da Escravidão”
Em Londres, Paris e Washington, o movimento abolicionista ganhou força. No entanto, a Europa, no meio da revolução industrial, não quis prescindir da força de trabalho escrava e fez vista grossa às novas formas de exploração humana no Brasil, nos Estados Unidos e na África. Diretores: Fanny Glissant, Daniel Cattier e Juan Gélas. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de novembro, sábado, às 3h; 11 de novembro, domingo, à 23h; 12 de novembro, segunda-feira, às 17h.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo