quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Estreia no Curta! série exclusiva sobre a história do Quilombo dos Palmares

Divulgação

Símbolo da luta contra o racismo, o Quilombo dos Palmares é analisado em profundidade e tem a sua história reconstituída na série inédita “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana", exclusiva do canal Curta!. Com pouco mais de quatro horas, divididas em cinco episódios de 50 minutos, a série, dirigida por José Carlos Asbeg e Luiz Arnaldo Campos, foi filmada em Alagoas, no Rio de Janeiro e em três países africanos: Senegal, Benin e Angola.


Para contar a história do quilombo que durou 120 anos e abrigou cerca de 40 mil negros rebelados, na Serra da Barriga, entre Alagoas e Pernambuco, a produção foi atrás dos maiores especialistas brasileiros e africanos em quilombos e escravidão. Ao todo, são 40 entrevistados, entre antropólogos, sociólogos, historiadores, arqueólogos, líderes religiosos e outros estudiosos.
Em União dos Palmares (AL), mais de 80 atores foram empregados em cenas de guerra, vida doméstica, fugas e ataques-surpresa. No Benin, em Senegal e em Angola, foram feitas encenações do embarque de escravos para o Nordeste do Brasil.

A série foi produzida com exclusividade para o canal com financiamento pelo Fundo Setorial do Audiovisual da ANCINE, pela Palmares Produção e Jornalismo. O episódio de estreia narra como, no início do século XVII, os escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se refugiam na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Eles ficaram conhecidos como os Negros do Palmar. Estreia na Sexta da Sociedade, 16 de novembro, às 23h.

ENTREVISTAS E IMAGENS RARAS DE TUNGA INAUGURAM SÉRIE INÉDITA
DE DEZ EPISÓDIOS SOBRE GRANDES ARTISTAS EXPOSTOS EM INHOTIM
Numa entrevista antiga, resgatada pelo diretor Pedro Urano, o artista plástico Tunga (1952-2016) diz: “Não é ordem nem desordem. É bagunça. O que é bagunça? O mundo é uma bagunça. E a gente trata de dar ordem a essa bagunça”. Com esse pensamento, Urano dá a largada à série “Inhotim  Arte presente”, dirigida por ele, com um episódio dedicado a Tunga, de quem era amigo. Ao longo de 52 minutos, o programa traz entrevistas e imagens do artista e de suas esculturas, instalações e performances (que ele preferia chamar de “instaurações”). Para falar do trabalho de Tunga, Urano também entrevistou críticos de arte, como Suely Rolnik e Paulo Sergio Duarte, e o artista visual e músico Arnaldo Antunes. Em Inhotim, Tunga é homenageado com a galeria True Rouge, que é ocupada por uma instalação feita de objetos vermelhos pendurados. O episódio mostra a performance inaugural/“instauração” dessa galeria. Também traz vídeos de performances famosas do artista, como “Inside out, upside down” (de 1997) e “Xifópagas capilares” (de 1984). Os próximos nove episódios da série serão sobre os artistas Olafur Eliasson, Claudia Andujar, Giuseppe Penone, Cildo Meireles, Matthew Barney, Miguel Rio Branco, Rirkrit Tiravanija, Jorge Macchi e Chris BurdenO projeto foi realizado pela Camisa Listrada em parceria exclusiva para o Curta!Estreia na Terça das Artes, 13, às 23h.

Segunda da Música – 12/11
22h - “Daquele instante em diante” (Documentário)
O cantor e compositor Itamar Assumpção é tema deste documentário que percorre a sua trajetória musical desde os anos da vanguarda paulista, na década de 1980, até a sua morte, aos 53 anos. Diretor: Rogério Velloso. Duração: 110 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 13 de novembro, terça-feira, às 2h e às 16h; 14 de novembro, quarta-feira, às 10h;

Terça das Artes - 13/11
23h - “Inhotim  Arte Presente” (Série) – Episódio “Tunga”
O programa mostra os pensamentos e os trabalhos de Tunga por meio de entrevistas com o próprio artista e com críticos de arte, entre outros especialistas. Diretor: Pedro Urano.Duração: 52 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 14 de novembro, quarta-feira, às 3h e às 17h; 15 de novembro, quinta-feira, às 11h;

Quarta de Cinema - 14/11
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz três curtas-metragens com o tema “Coração de estudante”
Os Irmãos Mai (Ficção)
Dois irmãos precisam levar um presente para a sua avó. Quanto mais eles caminham, mais longe parecem estar do seu objetivo. Diretora: Thais Fujinaga. Duração: 19 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 15 de novembro, quinta-feira, à 0h; 16 de novembro, sexta-feira, às 8h; 17 de novembro, sábado, às 14h.

O Duplo (Ficção)
Silvia é uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador altera a suavida. Diretora: Juliana Rojas. Duração: 25 min. Classificação: 16 anos. Horários alternativos: 15 de novembro, quinta-feira, à 0h20 e às 14h20; 16 de novembro, sexta-feira, às 8h20; 17 de novembro, sábado, às 14h20.

História de uma Pena (Ficção)
Um professor espera a chegada dos alunos atrasados. Longe dali, um jovem casal acorda entre as árvores. Diretor: Leonardo Mouramateus. Duração: 30 min. Classificação: livre.Horários alternativos: 15 de novembro, quinta-feira, à 0h45 e às 14h45; 16 de novembro, sexta-feira, às 8h45;

22h30 – “Onde a terra acaba” (Documentário)
"Onde a Terra Acaba", do diretor Sérgio Machado, é fruto de uma pesquisa de mais de dois anos sobre a vida e a obra do cineasta experimental Mário Peixoto, conhecido por “Limite”, seu único filme, lançado em 1931 e eleito um dos 100 melhores longas brasileiros de todos os tempos pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).Diretor: Sérgio Machado. Duração: 74 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 15 de novembro, quinta-feira, às 2h30; 16 de novembro, sexta-feira, às 10h30; 18 de novembro, domingo, às 20h15.

Quinta do Pensamento - 15/11
23h30 - “O Legado da Coruja” (Série) – Episódio “Filosofia”
Em torno da figura da coruja, reflexões entrelaçadas sobre o lugar do pensamento na existência cotidiana e na ação pública. Diretor: Chris Maker. Duração: 26 min.Classificação: livre. Horários alternativos: 16 de novembro, sexta-feira, às 3h30; 17 de novembro, sábado, às 21h; 18 de novembro, domingo, às10h.

Sexta da Sociedade - 16/11
23h – “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana” (Série) – Episódio “Terra de liberdade”
No início do século XVII, escravos fugidos da Capitania de Pernambuco se escondem na Serra da Barriga, numa região de muitas palmeiras. Serão conhecidos como os Negros do Palmar. Fogem de um mundo onde a escravidão faz parte da ordem social para construir o maior baluarte de liberdade da nossa história. Diretores: José Carlos Asbeg e Luiz Arnaldo Campos. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 17 de novembro, sábado, às 3h; 18 de novembro, domingo, às 23h; 19 de novembro, segunda-feira, às 17h.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo