TV Brasil exibe documentário inédito 'No Gargalo do Samba"
Apontado com um dos pilares do samba-rock e um dos fundadores do Trio Mocotó, o sambista Nereu Gargalo é o protagonista do documentário inédito “No Gargalo do Samba”, que será exibido na quinta (dia 6), às 23h45, na TV Brasil. Vencedor do DOCTV América Latina de 2017, o filme conta a história de Nereu Gargalo e traz entrevistas com músicos, especialistas e críticos musicais que acompanharam a trajetória do pandeirista.
O filme é uma homenagem ao músico Nereu Gargalo, pandeirista do Trio Mocotó, que deu destaque ao samba-rock na cena da música brasileira nos anos 70. No documentário, Nereu narra histórias de sua trajetória profissional, abordando seus últimos 50 anos de carreira.
Atualmente com 74 anos, o integrante do Trio Mocotó relembra que aprendeu a tocar pandeiro com seu irmão. O músico revela também que é muito exigente com o seu pandeiro, que é feito ‘sob medida’ para ele. O músico costuma a acompanhar de perto a fabricação do instrumento.
Em “No Gargalo do Samba”, a história do pandeirista foi dividida entre as lembranças de sua infância no Rio de Janeiro, a ida para São Paulo, onde formou o Trio Mocotó, e a sua carreira nos anos atuais. No documentário, a vida sambista foi mostrada com imagens poéticas e uma pequena parte ficcional, que retrata a infância feliz de Nereu nos morros do Rio de Janeiro. O filme mostra ainda um compositor refinado, que mescla composições de samba-rock e grooves com sambas tradicionais nascidos no berço das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Considerado um dos fundadores do samba-rock, Nereu Gargalo começou sua carreira musical na boate paulistana Jogral. O local era ponto de encontro de artistas brasileiros e hoje se confunde com a história do samba. Nereu participou da formação do Trio Mocotó que contava com Fritz Escovão e João Parahyba. Depois de alguns anos de participações nos shows do renomado Jorge Ben Jor, o Trio Mocotó passou a ter uma carreira solo e ganhou a marca de precursor do ritmo samba-rock.
Dirigido pela mineira Águeda Amaral, da produtora Cabelo Duro Produções, “No Gargalo do Samba” traz entrevistas com músicos e críticos como Carlos “Cacá” Lima, Fritz Escovão, João Carnavalesco, João Parahyba, Maurício Tagliari, Moisés da Rocha, Neno Nascimento, Rappin’ Hood, Renato Gama, Rubinho Lima, Skowa, Tony Hits e Zuza Homem de Mello.
O DOCTV América Latina é uma iniciativa da Conferência das Autoridades Cinematográficas da Iberoamérica (CACI) e da Fundação do Novo Cinema Latino-americano, realizada a cada dois anos. No Brasil, tem parceria da SAv/MinC com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC).
O DOCTV inova por garantir tanto a produção, a exibição e a promoção dos conteúdos nas televisões que aderiram à rede nos 17 países integrantes. A proposta central do programa é incentivar o intercâmbio cultural e econômico entre os povos da América Latina, a implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e difusão de documentários nos países da região e a divulgação dessa produção no mercado mundial.
Serviço
No Gargalo do Samba - quinta-feira, dia 6, às 23h45, na TV Brasil
Postar um comentário