Aparecida Debate discute as deficiências do Sistema Prisional no Brasil
A discussão em foco vai girar em torno do fenômeno da atual violência no País, que desencadeia uma superlotação dos presídios. Entre os assuntos relacionados, a roda de debate vai falar da existência e atuação das facções criminosas dentro dos presídios; as deficiências no papel do Estado frente a essa situação; a realização das audiências de custódia; as referências familiares e escolares; o colapso do sistema prisional; a experiência do sistema prisional em outros países, como a Alemanha, e práticas que possibilitem a não violência social.
Números de estatísticas serão mostrados no programa sobre o sistema carcerário, como o fato de o Brasil ser o País onde se concentra a 3ª maior população carcerária do mundo. Em 2016 eram 726 mil presos – duas vezes mais que as 368 mil vagas existentes.
Os convidados do Aparecida Debate desta semana são o Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais e Corregedor do sistema prisional da Comarca de Joinville/SC, João Marcos Buch, e o Coordenador de Educação Continuada da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor Ivan Luís Marques.
Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h45.
Postar um comentário