quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Ocupação dos espaços públicos é tema do documentário “Cidadania do Espaço”

Metrópoles e seus espaços estão em discussão em documentário - Divulgação
A privatização e a marginalização de espaços públicos em diferentes metrópoles ao redor do planeta estão no documentário “Cidadania do Espaço”. O filme mostra como esse problema é enfrentado pelas sociedades e as reações que suscita nos campos da arte e da política, em algumas das cidades mais importantes do mundo, como Paris, Berlim e Londres. Estreia na Sexta da Sociedade, 25, às 20h.

O design gráfico em livros, pôsteres e discos é tema de série
Como traduzir as músicas de Tom Zé ou da Blitz em imagens? Como tornar um livro atraente não só pelo conteúdo, mas, também, pela capa? Em oito episódios, a série “Design Gráfico Brasileiro” destaca a importância desse trabalho artístico na formação da cultura visual brasileira. Através de entrevistas com profissionais, especialistas e artistas, o programa visita projetos, métodos de trabalho e processos criativos, para falar da importância da arte no universo do design. Estreia na Terça das Artes, 22, às 23h.
Segunda da Música – 21/1
22h30 - “Erlon Chaves: Maestro do Veneno” (Documentário)
A trajetória do maestro Erlon Chaves e as marcas que deixou na indústria fonográfica, na televisão e no cinema, além da censura e do racismo que enfrentou. Diretor: Alessandro Gamo. Duração: 72 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de janeiro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30; 23 de janeiro, quarta-feira, às 10h30.

Terça das Artes - 22/1
23h – "Design Gráfico Brasileiro” (Série) – Episódio “Estado da Arte do Design Gráfico”
O pôster é sinônimo da nobreza artística na atividade de design gráfico e, ao mesmo tempo, realizá-lo é uma espécie tour de force no Brasil. Diretores: André Saad Jafet e Jorge Saad Jafet. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de janeiro, quarta-feira, às 3h e às 17h; 24 de janeiro, quinta-feira, às 11h; 26 de janeiro, sábado, às 11h.

Quarta de Cinema - 23/1
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz dois curtas-metragens que abordam o tema “amor bandido”
Soledad (Ficção)
Um amor bandido. Uma paixão implacável. Um fogo avassalador. Foi assim que começou a saga de morte e vingança daquela a quem chamavam de "Soledad". Diretores: Daniel Bandeira, Flávia Viela Vieira e Joana Gatis. Duração: 22 min. Classificação: 14 anos.
Horários alternativos: 24 de janeiro, quinta-feira, à 0h e às 14h.


Dente por dente (Ficção)
Uma tumultuada história de amor entre um dentista-poeta e uma jovem traumatizada por consultórios dentários. Diretora: Alice de Andrade. Duração: 22 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de janeiro, quinta-feira, à 0h30 e às 14h30; 25 de janeiro, sexta-feira, às 8h30; 26 de janeiro, sábado, às 14h30.

23h30 – "Nós, documentaristas” (Série) – Episódio “Claudia Priscilla”
No episódio, a cineasta Claudia Priscilla, diretora de documentários como "Leite e Ferro", "Olhe Pra Mim de Novo" e "Bixa Travesty", aborda o processo envolvido na realização de seus filmes. Diretora: Susanna Lira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de janeiro, quinta-feira, às 3h30 e às 17h30; 25 de janeiro, sexta-feira, às 11h30; 26 de janeiro, sábado, às 21h.

Quinta do Pensamento - 24/1
23h30 – "Esse Negócio de Livro” (Série) – Episódio “Mercado das adaptações”
Neste episódio, autores e profissionais do mercado editorial falam sobre adaptações de obras literárias para diferentes plataformas e, ainda, sobre os impactos dessa mobilidade para o mercado de livros.Diretora: Susanna Lira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de janeiro, quinta-feira, às 3h30 e às 17h30; 25 de janeiro, sexta-feira, às 11h30; 26 de janeiro, sábado, às 21h.

Sexta da Sociedade - 25/1
20h – “Cidadania do Espaço” (Documentário)
A privatização e a marginalização de espaços públicos estão entre os grandes problemas enfrentados pelas metrópoles. O filme analisa como a arte, a política e a sociedade em geral têm reagido a esse problema. Diretora: Claire Laborey. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 26 de dezembro, sábado, à 0h e às 7h; 27 de janeiro, domingo, às 18h; 28 de janeiro, segunda-feira, às 14h.

23h – “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana” (Série) – Episódio “A Conexão Africana”
Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir. Diretor: José Carlos Asberg e Luiz Arnaldo Campos. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 8 de dezembro, sábado, às 3h05 e às 12h; 9 de dezembro, domingo, às 23h; 10 de dezembro, segunda-feira, às 17h.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo