quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Aparecida Debate discute o ensino da religião nas escolas

Reprodução

Nesta quarta-feira (20), às 21h45, o jornalista Marcelo Zanini vai mediar mais uma roda de discussões de temas relevantes para o País na TV Aparecida. Esta semana o Aparecida Debate vai fazer uma análise do ensino da religião nas escolas e suas diretrizes.


O programa, que terá dois convidados para debater o assunto, irá mostrar que a disciplina está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, decreto de 2010. 

Em setembro de 2018, o Supremo Tribunal Federal decidiu que, nas escolas públicas, o ensino religioso pode seguir os ensinamentos de uma religião específica. A Constituição Federal determina que a oferta do ensino religioso seja obrigatória nas escolas da rede pública de ensino fundamental, com matrícula facultativa, ou seja, cabe aos pais decidirem se os filhos vão ou não frequentar as aulas. Já nas escolas particulares, a decisão fica a critério da instituição.

O Aparecida Debate vai mostrar que o assunto é bem polêmico devido à grande diversidade religiosa no País que contempla seguidores da fé católica, evangélica, espírita, do candomblé, umbanda, judaísmo, islamismo, hinduísmo, budismo, tradições indígenas, entre outras.


Diante desse panorama, a produção trará as seguintes questões: como e quem irá definir a religião a ser abordada nas escolas? A decisão do STF interfere nos processos pedagógicos? É possível conhecer conceitos religiosos numa perspectiva respeitosa?

Para analisar a questão, a produção do Aparecida Debate convidou dois especialistas em educação: Ascânio João Sédrez: sociólogo, filósofo e pedagogo, mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP, e Felipe Silva, professor de religião, filosofia e sociologia nas redes pública e privada de ensino.

Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h45.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo