Aparecida Debate discute a falta de convívio das crianças com a natureza
No passado, a grande maioria das crianças cresciam em contato com a natureza e brincavam nos sítios, fazendas ou no quintal de casa. Hoje, muitas são criadas em apartamentos, sem muito contato com o verde. A falta de contato com a água, o verde e com a terra causa o Déficit de Natureza. O programa vai mostrar que a vida, cada vez mais desconectada da natureza, gera impactos físicos e emocionais, principalmente nas crianças. Um deles é o transtorno do déficit de atenção, por exemplo.
Outra questão levantada no Aparecida Debate é que sem o contato com a natureza, a criança vai crescer sem a consciência de que deve preservar o meio ambiente. E como sair do mundo cinzento para um mundo mais verde?
Para analisar essas questões participam da atração duas convidadas: Adriana Amaral, fonoaudióloga e psicomotricista, especialista em neurociências da aprendizagem, mestranda em Psicologia psicossomática e professora de linguagem no Instituto de Neurociências Aplicadas, no Rio de Janeiro, e Mônica Oliveira, pesquisadora, mestranda em educação, gestão e difusão em biociências no Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ.
Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h15.
Postar um comentário