Filmes na TV Brasil de 26 a 30/06/2019
Quarta-feira, 26 de junho
Cine Retrô – O Lamparina
22h, na TV Brasil
Ano de estreia: 1964. Gênero: comédia. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Manoel Vieira, Astrogildo Filho, Zilda Cardoso, Ana Maria Guimarães, Emiliano Queiroz, Carlos Garcia, Francisco de Souza, Rosemary Wong, Carla Diniz, Rafael Gallardo Tina, Agostinho Toledo, João Batista de Souza, David Cardoso, Francisco di Franco.
Mazzaropi interpreta Bernardino Jabá, um pacato homem do campo. Cansados da vida em São Paulo, ele e sua família de caipiras emigram para o Nordeste do país. Lá, enfrentam aventuras na caatinga e no cangaço em um ambiente onde predomina a seca e a violência.
Para não se defrontar com o bando de cangaceiros de Zé Candiero, o caboclo acaba se disfarçando e é confundido com um deles.
Incrementando a farsa em que se encontrou, o protagonista faz com que sua família inteira se passe por integrante do seu bando. Todos acabam indo parar no acampamento dos verdadeiros cangaceiros onde o 'destemido' Lamparina vai ter que mostrar que é um cabra valente de verdade.
Perseguido pela polícia, Bernardino ajuda as autoridades a identificar os verdadeiros bandidos. Na confusão, ele acaba se perdendo da família.
Depois de passar um ano desaparecido, Bernardino Jabá assusta os habitantes da cidade de Sororóca ao retornar para casa e é confundido com uma alma penada. Eles pensavam que o matuto estava morto e agora é uma "assombração".
Reprise. 91 min.
Classificação Indicativa: 10 anos
Horário: 22h
Sábado, 29 de junho
Cine Retrô – Jecão... Um fofoqueiro no céu
16h, na TV Brasil
Ano de estreia: 1977. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Paulo Greven, Dante Ruy, Gilda Valença, Denise Del Vecchio, Edgard Franco, Elizabeth Hartman, João Paulo, Leonor Navarro, Rose Garcia, Armando Paschoalim.
Na trama, Jecão Espinheiro está envolvido com problemas relacionados a sua sorte com dinheiro. Ele e o filho Martinho ganham na Loteria "Espiritiva" e vão para São Paulo receber o prêmio. Quando voltam para a cidadezinha onde moram, são recebidos pela população fanfarra, faixa de boas-vindas e muita festa, mas também por olhos cobiçosos.
A fortuna desperta o interesse de um fazendeiro da região, Chico Fazenda, que, com seus capangas, assalta Jecão e o mata. Graças às suas boas ações, Jecão vai parar no céu, um achado cenográfico bem ao estilo popular do caipira.
O filme "Jecão... Um fofoqueiro no céu" apresenta sequências impagáveis das sessões espíritas. Em uma delas, o personagem de Mazzaropi volta para a Terra com o intuito de realizar seu próprio enterro, provocando confusão, medo e correria em praça pública.
Para desespero dos santos, toda vez que volta ao céu, Jecão promove bailinhos para animar os anjos e é punido pelo pecado da indisciplina. Diante das estripulias do Jecão no céu, realiza-se uma reunião de cúpula entre os santos para decidir sua sorte. Como ele não pode ficar mais lá, nem ser mandado para o inferno, o conselho decide-se pela única saída: a reencarnação.
Reprise. 105 min.
Classificação indicativa: 12 anos
Horário: 16h
Domingo, 30 de junho
Cine Retrô – Jeca Tatu
16h, na TV Brasil
Ano: 1959. Gênero: comédia. Direção: Milton Amaral. Elenco: Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Paulo Greven, Dante Ruy, Gilda Valença, Denise Del Vecchio, Edgard Franco, Elizabeth Hartman, João Paulo, Leonor Navarro, Rose Garcia, Armando Paschoalim.
A obra de Monteiro Lobato, que recentemente caiu em domínio público, ganha homenagem declarada pelo cineasta e ator Amácio Mazzaropi no filme em que o próprio humorista interpreta esse caipira preguiçoso que vive na roça com sua esposa e filha. A figura do Jeca está presente no livro "Urupês", da saga criada por Lobato para o público adulto.
A história do longa acompanha a rotina desse roceiro preguiçoso cuja indolência está com os dias contados. O ranchinho do matuto está ameaçado pela ganância de latifundiários sem coração.
No decorrer da trama, Jeca vai precisar de todo o seu jeito matreiro a fim de preservar o cantinho de terra onde vive com a família. Entre outros temas, o filme aborda a figura do homem do campo e a questão da reforma agrária.
Reprise. 95 min.
Classificação indicativa: 12 anos
Horário: 16h
Postar um comentário