Aparecida Debate explica como deve funcionar a Lei de Proteção de Dados
São muitas as ligações de números desconhecidos que recebemos diariamente. E, ao atendermos, é do telemarketing de empresas que possuem nossas informações pessoais como RG, CPF e endereço. E aí nos perguntamos: como esse atendente conseguiu esses dados?
O programa vai explicar que ao preencher um cadastro numa farmácia, supermercado ou pela internet, os dados do cidadão podem ser compartilhados com outras empresas, que irão usá-los.
O jornalístico também irá mostrar como isso vai mudar a partir de 2020, quando entrará em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados. Ela tem como objetivo alterar o jeito como empresas e órgãos públicos tratam a privacidade e a segurança das informações dos clientes. Essa Lei já existe na Europa, desde 2018, e serviu de inspiração para o Brasil.
A produção vai analisar ainda os impactos que essas mudanças vão trazer para as empresas e os consumidores, bem como quais direitos serão protegidos e como vai funcionar a multa para os órgãos que desrespeitarem a medida.
Para discutir todos esses assuntos, participam os seguintes especialistas: Nuria Lopez, Doutora em Teoria e Filosofia do Direito pela PUC de São Paulo e advogada especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, e Eduardo Oliveira, professor, palestrante e especialista em compliance nos setores público e privado, e diretor executivo da agência de inteligência.
Aparecida Debate, quarta-feira (10), às 21h15.
Postar um comentário