TV Cultura exibe documentário inédito filmado na Coreia do Sul
Depois de filmar a realidade das mergulhadoras da ilha de Jeju, na Coreia do Sul, a diretora Lygia Barbosa voltou ao país para conhecer o modo de vida das monjas coreanas que aliam em sua culinária a sabedoria milenar, o conhecimento da natureza, o bem-estar e os cuidados com o planeta. O resultado pode ser visto no documentário inédito Sabores do Templo - A Simplicidade da Cura, que será exibido pela TV Cultura, na faixa Cultura Mundo, neste sábado (31/8), às 22h.
Os hábitos alimentares do mundo moderno são consequência direta da pressão de uma vida corrida nas grandes cidades. Na Coreia, vivendo em templos isolados nas montanhas, os monges precisavam encontrar alternativas de cura e prevenção para eventuais doenças. Ao longo de centenas de anos, desenvolveram um conhecimento profundo sobre os efeitos dos alimentos no nosso corpo e mente e seguindo a filosofia budista, buscavam também cuidar do meio ambiente.
Em Sabores do Templo, três monjas alertam quanto ao impacto que a alimentação tem sobre nós e a importância de manter um equilíbrio entre o que comemos e a maneira como lidamos com nossas vidas. Assim como Haenyeo - A força do mar, que também foi exibido pela TV Cultura, Sabores do Templo dá protagonismo às mulheres. As três monjas retratadas no filme trazem a urgência de se levar a vida com simplicidade, alternando em seus depoimentos momentos de franqueza e doçura. Seon Jae, Dorim e Yeogeo contam suas histórias de vida e abrem as portas de seus templos para a câmera da diretora.
Sinopse
Qual o impacto daquilo que comemos na nossa saúde? Qual legado queremos deixar para as futuras gerações? Sabores do Templo - A Simplicidade da Cura é uma viagem fascinante aos templos budistas na Coreia do Sul. Três monjas compartilham conhecimentos milenares sobre as verdades do mundo contemporâneo. Um mergulho na relação com o corpo, natureza e o outro. Sabiamente, ensinam que o equilíbrio dos hábitos alimentares é a chave para a preservação do planeta.
Ficha Técnica
Direção: Lygia Barbosa
Produção Executiva: Lygia Barbosa e Paulo Gambale (Maká)
Roteiro e Pesquisa: Lygia Barbosa e Raphael Scire
Direção de Fotografia: Paulo Gambale (Maká)
Imagens Aéreas: Chea Wan Yun
Produção - Coreia do Sul: Chea Wan Yun
Pesquisa - Coreia do Sul: Lee Yun Jae
Montagem: Nani Garcia
Finalização: Filipe Pontes
Tradução: Paulo Won
Revisão: Yun Jung Im
Pós-Produção de imagens: DOT
Pós Produção | Áudio INPUT | artesonora
Comovente a história das monjas,linda a fotografia!
Postar um comentário