quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Cinco filmes da Mostra SP são 'originais' do canal CURTA!



Através do Fundo Setorial do Audiovisual o Canal CURTA! (NET 556), focado em documentários culturais e de história política, já viabilizou a produção de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, consolidando-se como um grande apoiador do cinema nacional.

Metade dos filmes pré-contratados pelo CURTA! ainda se encontra em produção e, entre os que estão ficando prontos, cinco foram selecionados para a programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Entre eles, “O Mês que Não Terminou”, de Francisco Bosco e Raul Mourão, que está concorrendo na Competição de Novos Diretores e na Mostra Brasil.

Também para a Mostra Brasil, concorrendo ao prêmio de melhor filme pelo voto do público, foram selecionados:  “O Paradoxo da Democracia”, de Belisario Franca; “Banquete Coutinho”, de Josafá Veloso, e “Pessoas – Contar Para Viver”, composto por episódios assinados por cinco diretores. O quinto longa selecionado participa da Apresentação Especial: o divertido “Desarquivando Alice Gonzaga” (Aurora Cinematográfica), de Betse de Paula, através do qual conhecemos Alice Gonzaga, herdeira e organizadora do acervo da Cinédia, o primeiro estúdio cinematográfico do Brasil. 

O Mês Que Não Terminou” (Kromaki) reconstitui a trajetória da sociedade brasileira desde o antológico junho de 2013. O filme é baseado no artigo homônimo de Francisco Bosco, embalado pelas imagens das ruas, entrevistas de especialistas observadores e de vídeos de artistas visuais brasileiros selecionados pelo codiretor Raul Mourão.

Já “O Paradoxo da Democracia” (Giros) reúne pensadores respeitados em todo o mundo - como Jacques Rancière e J.C. Monedero -, que refletem, junto com pensadores brasileiros, sobre os dilemas que a democracia representativa de massas enfrenta na atualidade. Para o diretor Belisario Franca, “cada espectador poderá se perguntar sobre seus próprios sonhos, impasses e desilusões com a democracia”. 

Banquete Coutinho” (Heco), de Josafá Veloso, é derivado de uma inspirada entrevista concedida por Eduardo Coutinho.  “Pessoas – Contar Para Viver” (Casa Redonda), é um longa em episódios assinados por diretores como Marcelo Machado (de “Tropicália”) e Pedro César (de “Só 10% é mentira, o resto é invenção”) que elaboram em torno da premissa do Museu da Pessoa, de São Paulo, sobre o poder transformador de uma história de vida. 

Todos os filmes em breve estarão disponíveis na grade do CURTA!, em VOD no NOW e na nova plataforma de streaming da produção independente, a Tamandua.tv.br. Após um período inicial de exclusividade no canal Curta!, os filmes poderão circular também por outros canais. 

“Finalmente a produção original para a TV independente brasileira começa a brilhar nos festivais de cinema. Ficamos orgulhosos por termos cinco longas da produção do CURTA! selecionados pela prestigiosa Mostra SP”, celebra Bibiana de Sá, diretora e coordenadora da curadoria do canal.

Para Júlio Worcman, diretor geral do CURTA!, “apesar de a Ancine ainda extemporaneamente discriminar as linhas de fomento à produção de filmes para salas de cinema e para a TV, a conquista da seleção  de cinco documentários produzidos para estreia no Curta! pela 43ª Mostra SP confirma o mantra que temos repetido aos ativistas e reguladores do setor, parodiando o diretor Roberto Berliner (de “A pessoa é para o que nasce”): a obra audiovisual é para o que nasce. Isso significa que é o resultado artístico da produção que vai definir as janelas de distribuição e não o nome da linha ou o tipo de financiamento que um audiovisual recebeu.
 
Sobre o Curta!: 
O canal Curta! é um dos novos canais brasileiros da TV paga que mais aprovou projetos para financiamento pelo Fundo Setorial do audiovisual. Até agora foram financiados, para estreia no CURTA!, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries, atendendo à grade temática do canal: música, artes cênicas, metacinema, pensamento em humanidades, história política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo