quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Programa especial deste sábado debate acessibilidade arquitetônica

Programa Especial_Acessibilidade arquitetônica_Gabriella Zubelli e Mauricio Prochnik_Crédito Divulgação TV Brasil

A acessibilidade arquitetônica é tema da edição inédita do Programa Especial deste sábado (2), às 12h30, na TV Brasil. Através de suas histórias, os entrevistados destacam o quanto é importante para as pessoas com deficiência uma infraestrutura física adaptada.


A equipe da atração conhece o trabalho desenvolvido pela arquiteta Gabriella Zubelli, idealizadora da Casa Conceito e consultora em projetos de acessibilidade. Ela especializou-se em arquitetura acessível após o irmão Eduardo Mayr ficar tetraplégico.

Gabriella fala sobre a iniciativa Casa Conceito, que adapta residências para diferentes deficiências: “A gente trouxe diretrizes de atuação para cada tipo de deficiência, para a gente poder mostrar para o público que existem várias necessidades especiais. Por exemplo, para pessoas com deficiência auditiva, a gente fez uma campainha que quando tocava fazia um sinal visual. Então, seria uma forma de mostrar uma tecnologia associada com o recurso de tecnologia assistiva”.

Gabriela mostra também as mudanças que realizou na casa da mãe a fim de torná-la acessível para o irmão, e conta sobre o seu trabalho de consultoria a projetos de acessibilidade de espaços públicos e privados, como o do Corcovado, no Rio de Janeiro. 

A equipe também entrevistou o diretor executivo do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, Henrique Oliveira. A acessibilidade física e estrutural do espaço vai do piso tátil até o cuidado na questão de largura das portas, dos corredores, e atenção em relação às rampas de acesso.

“Não basta você ter elevadores. E se falta energia, como é que você sobe, como é que você desce? Então, as rampas de acesso, elas foram projetadas suaves, de forma que um cadeirante, por exemplo, ou alguém que necessite de muletas ou de algum equipamento para caminhar, tenha conforto mínimo para que possa se deslocar dentro do Museu do Amanhã”, destaca Henrique.

O programa visita, ainda, a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF) para conhecer as instalações da instituição. O presidente da ANDEF, Washington Mendes, fala da acessibilidade da sede da Associação, que atende cerca de quatro mil pessoas com deficiência por ano: “A ANDEF é totalmente acessível, tanto a parte administrativa, como todo o complexo. O interessante aqui é que é interligado através de rampas, aonde o cadeirante pode acessar tanto aqui a administração, quanto a porta de entrada sem nenhum problema, sem nenhuma barreira”.

Sobre o Programa Especial

No ar há 15 anos, o Programa Especial é dedicado à inclusão de pessoas com deficiência. Apresentada pela publicitária cadeirante Juliana Oliveira, a produção traz matérias realizadas por Fernanda Honorato, a primeira repórter com Síndrome de Down do país.

Em sua décima quarta temporada, o Programa Especial está no ar pela TV Brasil todo sábado, às 12h30. Com 13 edições semanais de 26 minutos, a atração aborda assuntos como independência, microcefalia e esportes, entre outras questões que envolvem o dia a dia das pessoas com deficiência.

A produção também pode ser conferida no aplicativo EBC Play, disponível nas versões Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br. O site da TV Brasil traz todas as edições no endereço http://tvbrasil.ebc.com.br/programaespecial.

Com a proposta de abordar as deficiências com naturalidade e revelar o horizonte de atividades que essas pessoas desempenham em sua rotina, a atração leva ao público informação com entretenimento.

Pioneiro, o Programa Especial demonstra na prática a capacidade das pessoas com deficiência. A proposta é explicar como elas podem ser atuantes na sociedade. A produção é voltada para todo cidadão que acredita ser possível, e necessário, incentivar esse respeito às diferenças.

Na telinha da emissora pública desde março de 2004, o Programa Especial aborda assuntos como mercado de trabalho, lazer, novos tratamentos, esporte, saúde, entre outros temas que são tratados de forma inclusiva com linguagem descontraída.

A equipe do Programa Especial acredita que a informação é a melhor forma de se combater o preconceito. Toda vez que mostra casos bem-sucedidos da participação de pessoas com deficiência na sociedade, um número maior de espectadores percebe que é plenamente possível vivermos em um mundo inclusivo.

Acessibilidade para todos os públicos

Para ser 100% acessível ao telespectador, o Programa Especial conta com recursos como janela de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais; legenda em português e audiodescrição.

A janela de LIBRAS atende às pessoas com deficiência auditiva que não leem português. Já quem tem deficiência auditiva, mas não fala LIBRAS pode acompanhar pelas legendas em português.

Na audiodescrição, as imagens que aparecem na telinha da emissora pública são descritas por um locutor para que as pessoas com deficiência visual saibam o que está sendo mostrado.
  
Serviço
Programa Especial – sábado, dia 02/11, às 12h30, na TV Brasil
Programa Especial – aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo