EBC no Ar resgata encontro de Ziraldo e Maurício de Sousa na TV Brasil
O quadro "Baú da EBC" recorda a entrevista preservada no acervo da emissora pública
com essa homenagem às oito décadas do autor da Turma da Mônica. O papo foi exibido há quatro anos no programa ABZ do Ziraldo, na própria TV Brasil.
Apresentado pelas jornalistas Karina Cardoso e Priscila Rangel, o EBC no Ar revela os bastidores e as produções dos veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação como a TV Brasil, as Rádios MEC e Nacional e a Agência Brasil.
O "Baú da EBC" é um espaço para efemérides que são lembradas com material de arquivo das emissoras públicas de rádio e televisão da empresa. Sob o comando de Linei Lopes, esse espaço utiliza conteúdo histórico conservado no acervo.
Considerados os principais autores de histórias em quadrinho no país, eles criaram inúmeros personagens que encantam gerações há décadas. Com o Menino Maluquinho e a Turma da Mônica, a dupla é responsável por estimular que os jovens tomem gosto pela leitura desde a primeira infância.
Criação de personagens marcantes da Turminha
Para contar um pouco da trajetória de Maurício de Sousa, o episódio especial do programa ABZ do Ziraldo foi todo dedicado à vida e à obra do "pai da Turma da Mônica" que em 2015 comemorou oito décadas. Agora, ele alcança a marca dos 85 anos de idade.
"A minha carreira de desenhista começou quando eu peguei meu primeiro lápis e minha primeira folha de papel que meus pais deram para eu rabiscar. Cresci em um mundo e em uma família de artistas e contadores de histórias", recorda.
Ilustrador e empresário de renome internacional, Maurício de Sousa começou a desenhar cedo: seus primeiros personagens foram Bidu e Franjinha. Em 1959, publicou tirinhas com os personagens. No ano seguinte, lançou a sua primeira revista do cãozinho azul.
Natural de Santa Isabel, em São Paulo, o desenhista passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes. Aos 19 anos mudou-se para a capital onde trabalhou, durante cinco anos, no jornal Folha da Manhã. Maurício de Sousa escrevia reportagens policiais e ilustrava as matérias com desenhos. Em 2013, o autor festejou os 50 anos da Turma da Mônica.
Na conversa com Ziraldo, o também veterano dos desenhos conta que seus principais personagens são inspirados na vida real, em membros da própria família e se tornam temas dos quadrinhos.
"Acho que nós inventamos um 'moto-contínuo'. Esse negócio não para nunca. Todo dia a gente pode criar alguma coisa. Mandar uma mensagem para o público e para a gente", comenta Maurício sobre as centenas de personagens que ele e Ziraldo desenvolveram na carreira.
Se por um lado Maurício fez a Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e tantos outros; Ziraldo é o responsável pelo Menino Maluquinho e seus amigos, além da Turma do Pererê e obras da literatura infantil como "Flicts" e "O Bichinho da Maçã".
Nova produções de Maurício de Sousa
Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, as criações de Maurício de Sousa chegam a cerca de 50 países. Em sua carreira, Maurício de Sousa já ultrapassou a marca de 1 bilhão de revistas publicadas. Os quadrinhos se juntam a filmes, livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile.
"Cada vez que você escreve, você recebe também aprende. Vamos somando experiências. Acho que tudo isso nos ajuda a viver, sonhar e desejar continuar fazendo a mesma coisa enquanto der", sintetiza o autor.
Criativo, Maurício de Sousa lançou em 2008 a publicação da "Turma da Mônica Jovem" em que seus personagens aparecem com 15 anos de idade. Nas histórias tradicionais, as crianças tem cerca de oito ano.
Só em 2008, a nova obra do desenhista vendeu mais de um milhão e meio de exemplares apenas nos quatro primeiros números da revista. O escritor relaciona os temas abordados nas histórias da turminha crescida e debate com Ziraldo o crescimento na leitura dos HQs.
Encontro de personagens: Mônica participa de historinha do Menino Maluquinho
No quadro do Menino Maluquinho, interpretado pelo ator Lucas Oliver, o personagem principal da obra de Ziraldo presta homenagem à protagonista das histórias criadas por Maurício de Sousa.
O Menino Maluquinho lembra da Mônica na aventura "A Coelhada" quando Julieta acerta o garoto com um gato de pelúcia azul. A pancada foi tão forte que amassou a panela que ele carrega na cabeça. "Ainda bem que eu não estou nas histórias da Mônica. Hoje eu vi como o Cebolinha sofre", brinca o Menino Maluquinho.
Sobre o programa
Novidade que a TV Brasil apresenta na programação especial de verão, o EBC no Ar é exibido de segunda a sexta, ao vivo, às 18h30. Conduzido por Karina Cardoso e Priscila Rangel, a atração destaca bastidores, produções e profissionais dos veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação como a TV Brasil, as Rádios MEC e Nacional e a Agência Brasil.
O programa também utiliza conteúdo histórico preservado no acervo das emissoras e repercute os conteúdos que as equipes web da EBC estão produzindo para os sites e as mídias digitais da empresa.
Com sete quadros que conferem visibilidade a esses temas, o EBC no Ar traz reportagens que acompanham o making of com curiosidades sobre os bastidores das produções em "Atrás das câmeras".
"O que tem pra hoje" mostra a agenda da programação do dia na TV Brasil e nas Rádios MEC e Nacional. Já o quadro "Faixa nobre" antecipa os assuntos dos principais programas que serão exibidos à noite na telinha.
Em "O que vem por aí", o telespectador conhece em primeira mão as novidades da programação da emissora como estreias de novas temporadas de alguma série ou programa.
O "Baú da EBC" é um espaço para efemérides que serão lembradas com material de acervo das emissoras de rádio e televisão da empresa. No "Eu queria ver de novo", o público pode conferir séries ou episódios que já passaram nos veículos e estão disponíveis na internet e no aplicativo EBC Play.
O programa ainda apresenta o "Clique aqui", momento da atração que destaca as coberturas e os conteúdos exclusivos para a internet e redes sociais como Agência Brasil e Portal EBC.
As edições anteriores do EBC no Ar com as matérias especiais, entrevistas e quadros estão disponíveis na página da produção no site da TV Brasil em http://tvbrasil.ebc.com.br/ebcnoar.
Serviço:
EBC no Ar – quinta-feira, dia 30/1, ao vivo, as 18h30, na TV Brasil.
Postar um comentário