Filmes na TV Brasil de 29/08 a 06/09/2020
Uma Pistola para Djeca
Sábado, 29 de agosto, às 16h
(Reprise na quinta, dia 3 – 22h30 / 2h30)
Amácio Mazzaropi interpreta Gumercindo, homem pobre e honesto que tem sua filha seduzida pelo filho do fazendeiro. A garota fica grávida e o bebê vira motivo de chacotas por não ter pai.
O patrão acaba expulsando o trabalhador de suas terras e Gumercindo se une a fazendeiros vizinhos para o ajuste de contas. Agora, a justiça deve ser feita. Só será preciso que algum louco dê “Uma Pistola para Djeca.”
52 min. Ano: 1969. Gênero: comédia. Direção: Ary Fernandes, com Amácio Mazzaropi, Nello Pinheiro, Elizabeth Hartman, Patricia Mayo, Rogério Camara. Classificação Indicativa: 14 anos.
-----
Guiados pelo Coração
Domingo, 30 de agosto, às 14h
Marie (Alix Vaillot) é uma ótima aluna na escola e tem um talento singular como violoncelista. Victor (Jean-Stan Du Pac), apesar de amigável e enérgico, enfrenta algumas dificuldades acadêmicas.
Victor se apaixona por Marie, sem saber que ela está perdendo a visão devido a uma doença.
Quando Marie revela a Victor seu segredo, um pacto é selado entre os dois adolescentes: Victor a ajuda a esconder sua doença para que ela possa ingressar no conservatório de música.
85 min. 2016. País: França. Idioma: Francês. Gênero: drama. Título original: “Le coeur en braille”. Direção: Michel Boujenah.
-----
Miller & Fried – As Origens do País do Futebol
Domingo, 30 de agosto, às 16h
(Reprise na quarta, dia 2 – 22h30 / 2h30)
O final do século XIX o Brasil estava em ebulição. O fim da escravidão, a chegada de imigrantes e a urbanização movimentavam o país. Neste cenário, o futebol chega da Inglaterra com o jovem Charles Miller e sofre uma revolução nos pés mágicos de Arthur Friedenreich.
Entre as conquistas do documentário, estão a menção honrosa no 34th Milano International FICTS Fest – Sport Movies & Tv 2016; e o Prêmio ABC 2017 (Associação Brasileira de Cinematografia), em que também foi finalista na categoria Melhor Direção de Fotografia em Longa-Metragem.
Inédito. 71 min. Ano: 2016. País: Brasil. Gênero: documentário. Direção: Luiz Ferraz. Roteiro: Guilherme Aguilar. Realização: Olé Produções.
-----
“O Jeca e a Freira”
Segunda-feira, 31 de agosto, às 4h (madrugada de segunda para terça)
Neste longa dirigido e protagonizado pelo humorista Mazzaropi, um senhor de terras responsabiliza-se pela educação da filha de um de seus colonos, em uma fazenda no Brasil do séc. XIX. Ele se afeiçoa à menina como se fosse sua própria filha.
Anos mais tarde, quando a jovem regressa do colégio em companhia de uma freira, o fazendeiro faz de tudo para que ela não reconheça seus verdadeiros pais.
102 min. Ano: 1968. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Mauricio do Valle, Elizabeth Hartman, Carlos Garcia, Ewerton de Castro. Classificação indicativa: 12 anos.
-----
“Casinha Pequenina”
Quarta-feira, 2 de setembro, às 4h (madrugada de quarta para quinta)
Considerado a obra-prima de Mazzaropi, o longa-metragem “Casinha Pequenina” traz um elenco de estrelas e marca a estreia de Tarcísio Meira no cinema. O filme tem o fim da escravidão como pano de fundo e mostra a luta dos abolicionistas contra os interesses dos senhores de engenho.
Ícone da sétima arte no país, Mazzaropi usou a figura do “Jeca” como personagem central em dezenas de produções nacionais.
95 min. Gênero: Comédia. Ano: 1963. Classificação Indicativa: 12 anos.
-----
“O Vendedor de Linguiça”
Sexta–feira, 4 de setembro, às 4h
(Madrugada de sexta para sábado)
Na comédia musical “O Vendedor de Linguiça”, Mazzaropi é um vendedor que tem que se esforçar para conquistar a freguesia. Em meio a problemas com a família, vizinhos e cachorros (que adoram roubar suas linguiças), ele vive diversas situações inusitadas e cômicas.
Entre as canções do filme estão o “O Linguiceiro” e “Mocinho Lindo”, interpretadas por Mazzaropi; “Olhar de saudade”, interpretada por Pery Ribeiro; “Não ponha a mão”, por Elza Soares; e “Poema do adeus”, por Miltinho.
Ano: 1962. Gênero: comédia musical. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Argumento e produção: Amácio Mazzaropi. Classificação: 12 anos.
-----
No Paraíso das Solteironas
Quarta–feira, 04 de setembro, às 4h
(Madrugada de quarta para quinta)
Um homem acostumado à vida do interior não poderia imaginar que, ao tentar a sorte na cidade grande, seria objeto do desejo de uma turma de solteironas. O personagem de Mazzaropi ainda se envolve em confusões com a dona do hotel e é colocado às voltas com uma quadrilha e um grupo de ciganos.
95 min. Ano: 1969. Gênero: comédia. Direção: Pio Zamuner, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Átila Iório, Carlos Garcia, Elizabeth Hartman. Classificação Indicativa: livre.
------
“Damas do Samba”
Domingo, 6 de setembro, às 14h
Narrado e, por muitas vezes, cantarolado por mulheres que fazem do samba um modo de vida, "Damas do Samba" é um passeio poético pela história das grandes damas que ajudaram a criar e a manter esse gênero musical genuinamente brasileiro.
O documentário conta a história de pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e de outras mulheres que fazem parte de uma identidade nacional mestiça. Apresenta, ainda, uma retrospectiva do samba ao longo da história, com enfoque na participação feminina.
Com direção de Susanna Lira, o filme traz depoimentos das cantoras Beth Carvalho, Mariene de Castro, da passista Nilce Fran e da porta-bandeira Lucinha Nobre.
Inédito. 75 min. Ano: 2015. País: Brasil. Gênero: documentário. Direção: Susanna Lira. Roteiro: Muriel Alves
Postar um comentário