quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Hércules 56: o avião que levou presos políticos para o México, a diretora Tatá Amaral e o músico Pedro Luís

Pedro Luis em cena  (Foto: Divulgação/Canal Curta!)

O documentário “
O Astronauta Tupy”, de Pedro Bronz, enfoca a carreira do cantor, compositor e instrumentista Pedro Luís. O filme cujo título faz alusão ao primeiro disco do coletivo “Pedro Luís e a Parede” volta à programação do canal Curta! trazendo análises das composições do artista, entrevistas com seus parceiros musicais e relembrando seus shows, discos de sucesso e eventuais fracassos. 
Em um percurso por diversas localidades do Rio de Janeiro, o longa refaz a trajetória do artista e sua relação musical com a cidade, costurando um rico acervo de imagens com entrevistas recentes. O próprio Pedro Luís é quem conduz a narrativa. O filme foi produzido por Roberto Berliner, da TV Zero, e viabilizado pelo canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A exibição é no domingo na Sessão Tamanduá, às 20h35.

Quinta do Pensamento – 26/11

22h – “Um Sonho Intenso” (Documentário)
Relato das transformações do processo socioeconômico brasileiro pontuado por interpretações de  economistas e historiadores que têm em comum o reconhecimento de que os avanços desde 1930 até os dias atuais não foram suficientes para eliminar algumas características fundamentais do subdesenvolvimento brasileiro. Direção: José Mariani. Duração: 102 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 27 de novembro, sexta, às 2h; dia 28 de novembro, sábado, às 7h; dia 29 de novembro, domingo, às 14h45.

Sexta da Sociedade – 27/11

20h30 – “Hércules 56” (Documentário)
Na semana da independência de 1969, o embaixador americano no Brasil, Charles Burke Elbrick, foi sequestrado. Em sua troca, foi exigida a divulgação de um manifesto revolucionário e a libertação de 15 presos políticos, que se opunham à ditadura militar. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles são levados ao México no avião da FAB Hércules 56. Através de entrevistas com os sobreviventes, os fatos dessa época são relembrados. Direção: Silvio Da-Rin. Duração: 94 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: dia 28 de novembro, sábado, às 00h30; 30 de novembro, segunda- feira, às 14h30.

Sábado – 28/11

20h45 - “Cineastas” (Série) — Episódio “Tata Amaral”
A diretora paulistana Tata Amaral enfoca, em seus filmes, a figura da mulher em suas diferentes fases de vida e em épocas marcantes de nossa história, como a ditadura. O roteirista Jean-Claude Bernardet e o escritor Fernando Bonassi contam como é o processo de criação dos roteiros junto com a diretora, além de relatos dos cineastas Francisco César Filho e Caru Alves de Souza e das atrizes Leona Cavalli, Denise Fraga e Negra Lee. Direção: Hermes Leal. Duração: 45 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 29 de novembro, domingo, às 11h45.

Domingo – 29/11

20h35 – Sessão Tamanduá: “O Astronauta Tupy” (Documentário)
Retrospectiva da carreira musical de Pedro Luis, com foco nas composições, nos parceiros que ajudaram a construir a sua trajetória e nos sucessos e fracassos de discos e shows, com entrevistas exclusivas e material de arquivo. Direção: Pedro Bronz. Duração: 83 min. Classificação: Livre.

Sobre o Curta!
O canal Curta! é um canal brasileiro que aprovou e viabilizou, através do fundo setorial, mais de 120 longas documentais e 800 episódios de 60 séries.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Grande parte do conteúdo esta disponível também no Curta!ON, no Now e na plataforma Tamanduá.tv.br. 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo