Repórter Eco fala sobre a preservação do cerrado, produção de resíduos e os indígenas Wai Wai
Neste domingo (16/5), o Repórter Eco traz reportagens que abordam a luta pela preservação do cerrado, o impacto ambiental gerado pela produção de resíduos e o manejo que os indígenas da etnia Wai Wai têm da castanha-do-pará. Apresentado por Márcia Bongiovanni, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.
Histórias do Cerrado é liderada por mulheres que conversam com agricultoras familiares, quilombolas, raizeiras e indígenas que contam suas histórias e sua ligação com o bioma. No programa, o público confere esse novo projeto da Rede Cerrado, produzido em parceria com o WWF-Brasil, que dá visibilidade para essas pessoas sábias e corajosas.
Ao longo de um ano, o Brasil deposita mais de 79 milhões de toneladas de resíduos no meio ambiente. O consumo e o descarte inadequado de lixo continuam a aumentar com o passar das décadas. Hoje, isso se apresenta como o maior problema socioambiental do planeta. Nesta edição, o Repórter Eco faz alerta que está na hora do Brasil começar a fazer seu dever de casa e cuidar de seu solo, água e ar, que estão sendo prejudicados.
Por fim, o programa mostra a história dos indígenas da etnia Wai Wai e sua relação com a castanha-do-pará. Localizados em Roraima, eles coletam os frutos da, também conhecida como, castanha do Brasil, fazem moradias temporárias na mata e realizam o transporte das sacas através de canoas pelos rios e corredeiras. Mas tudo isso depende da preservação da floresta.
Postar um comentário