quinta-feira, 14 de abril de 2022

CNN Sinais Vitais” discute a arritmia cardíaca

Divulgação

O
 *“CNN Sinais Vitais”* deste domingo, 17 de abril (19h45), fala da arritmia cardíaca, uma doença que causa 300 mil mortes súbitas por ano no Brasil. O médico *Roberto Kalil* cita tontura, mal-estar, desmaio, palpitações e até parada cardíaca como sinais de que o ritmo do coração pode não estar indo bem. Um descompasso que, segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac), pode atingir uma em cada quatro pessoas ao longo da vida. “Existem situações em que o coração bate muito devagar, chamadas de bradicardias. Em outras, acelera muito, são as taquicardias. Em outras, ele simplesmente bate de forma desorganizada. Todas essas anormalidades são chamadas de arritmias e precisam ser tratadas", destaca o médico *Ricardo Alkmim Teixeira*, presidente da Sobrac. 

Para acompanhar os principais tratamentos para a arritmia cardíaca, o *“CNN Sinais Vitais”* esteve em salas de cirurgia, onde  mostrou como são feitos os implantes de marca-passo e o uso do desfibrilador. Um dos tratamentos avançados é a *ablação por radiofrequência,* técnica de cauterização do curto-circuito da arritmia. O diretor da Unidade de Clínica de Arritmias do Instituto do Coração (Incor), *Mauricio Scanavacca*, explica que o procedimento é indicado principalmente para casos de fibrilação atrial, uma arritmia que acontece mais em idosos. 

Em entrevista exclusiva ao programa, o músico *Toquinho* conta como descobriu que tinha arritmia cardíaca. “O coração começou com uma batida que parecia uma bateria de escola de samba desarrumada. Deu um mal-estar como se a vida tivesse um pouco ido embora, uma sensação de vazio”, lembra.

Um estudo publicado pela revista científica da Universidade John Hopkins (EUA) identificou, a partir de uma música, que *Beethoven* também tinha a doença. "Segundo os pesquisadores, parecia que ele estava lendo os batimentos do seu próprio coração, o que é possível, já que ele ficou surdo", comenta o cardiologista *Sergio Timerman*. Para falar mais sobre essa história, *Roberto Kalil* vai ao Teatro Municipal de São Paulo conversar com o maestro *Roberto Minczuk*"É possível a gente notar na obra do Beethoven uma inconstância rítmica, o que o torna ainda mais genial e pode ter relação com o que mostra esse estudo", destaca o maestro.

*O “CNN Sinais Vitais” vai ao ar aos domingo às 19h45, pela CNN Brasil.


Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo