quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Todos os detalhes da nova vinheta dos 29 anos do SBT

Grandes ações marcam os 29 anos do SBT
Pontua o período uma grade de programação qualificada, diversificada e estável, além da
contratação dos melhores artistas

Emissora lança novo visual de vinheta vertical e chamadas a partir do dia 15 de agosto

O SBT completa mais um ano de realizações no próximo dia 19 de agosto, quinta-feira. São 29 anos de sucesso, informação e entretenimento com os melhores artistas da televisão e uma das equipes mais qualificadas do jornalismo nacional.


A emissora mais feliz do Brasil tem diversos motivos para comemorar seu vigésimo nono aniversário. Na teledramaturgia, o canal já produz a novela inédita Corações Feridos (adaptação de Íris Abravanel), e na linha de shows estrearão em breve o novo Topa ou Não Topa – com apresentação de Roberto Justus – e a segunda temporada de Solitários.

A nova vinheta do SBT, que estará no ar no próximo dia 15, remete a uma cidade de TVs habitada pelos artistas da emissora. Criada pela agência Publicis, a mesma linguagem também está presente nas campanhas publicitárias impressas da emissora e nas criações visuais, trazendo a assinatura que tem o DNA do SBT: “A TV mais feliz do Brasil”.

Foi em março deste ano que estreou Uma Rosa com Amor, primeira novela do autor Tiago Santiago no SBT, com cerca de 40% de crescimento no Ibope. E há cerca de dois meses, a reprise do sucesso A História de Ana Raio e Zé Trovão também tem trazido bons frutos ao SBT, conquistando frequentemente a vice-liderança de audiência no horário nobre da televisão.

Em sintonia com o SBT, quem também comemora aniversário é a apresentadora Eliana, que completa um ano de programa no próximo dia 30 de agosto. Sua atração dominical, dia mais concorrido da televisão, é vice-líder de audiência e sua volta ao SBT representa o carinho, a admiração e o respeito pela emissora que a projetou. Também completa um ano de programa o Domingo Legal com Celso Portiolli, que é vice-líder absoluto em seu horário dominical. Portiolli aumentou a audiência do horário e representa a TV mais feliz do Brasil passando transparência e credibilidade ao público e ao anunciante, os quais investem no apresentador domingo após domingo.

Um ano também faz o Qual é o Seu Talento? – reality show que atualmente marca dois dígitos de audiência nas quartas-feiras – com a apresentação de André Vasco e o júri mais competente do mercado musical: Thomas Roth, Arnaldo Saccomani, Miranda e Cyz Zamorano.

Foi neste ano recente que o SBT trouxe o apresentador Roberto Justus para fazer parte de seu casting. O Um Contra Cem, grande produção e sucesso nacional, desde setembro mostra um outro lado de Justus, que tem apresentado o programa com desenvoltura e personalidade, merecendo todos os elogios da crítica especializada por seu desempenho.

Em março deste ano, uma grande estreia movimentou a TV: Roberto Cabrini, ícone do jornalismo investigativo, voltou ao SBT para comandar o Conexão Repórter. A repercussão de seu programa foi imediata: jornais e revistas do mundo inteiro citaram Cabrini e sua equipe em razão da descoberta de casos de pedofilia entre padres no Nordeste do Brasil. Depois da investigação, até o Vaticano reconheceu, pela primeira vez, abusos cometidos por sacerdotes no país.

Também em março, o biólogo mais corajoso do Brasil, Richard Rasmussen, chegou ao SBT para apresentar um programa só seu, o Aventura Selvagem, que explora os cantos mais inóspitos do mundo em busca de descobertas da fauna e da flora.

Mais recentemente, em junho, um dos maiores comunicadores da história da televisão brasileira também voltou para sua casa. Raul Gil é vice-líder absoluto de audiência desde então com o seu programa de sábado; Marília Gabriela, a melhor entrevistadora do País, completa os grandes retornos de sucesso à emissora. Aos domingos, após o Programa Silvio Santos, o De Frente com Gabi alcança frequentemente o segundo lugar com entrevistas imperdíveis; e o atleta do século, Pelé, fez parte do casting do SBT dois meses antes da Copa do Mundo, com o Um Minuto com Pelé, e durante a competição foi comentarista do SBT Brasil ao lado de Carlos Nascimento.

Ações de marketing

Nos últimos 12 meses, o SBT promoveu mais de 20 eventos, distribuiu milhares de brindes e criou mais de 60 campanhas para o mercado publicitário e ao telespectador. Também desenvolveu ações de endomarketing, como o Esquadrão do Agasalho 2010, que arrecadou mais de 5 mil peças, e a ação de filmes para os funcionários, em que todos podiam conhecer o novo pacote de filmes por meio de “pipocas personalizadas”.

No ano passado, a empresa lançou seu primeiro grande evento. Além da comemoração dos 28 anos, o SBT apresentou ao mercado publicitário toda a nova linha de show – caracterizou e personalizou cada área do Hotel Jequitimar com um programa da casa. Também realizou a segunda viagem de navio para o mercado publicitário, sempre um grande sucesso entre os profissionais de mídia das agências.

O canal também criou um variado leque de planos comerciais diferenciados para o mercado, como os do Qual é o Seu Talento, Uma Rosa com Amor, Um Contra Cem, entre outros, além de brindes exclusivos, como o calendário do dia do anunciante, cadernos personalizados, cafeteiras, guarda-chuvas e bonecos do Chaves. Realizou ações comemorativas, como a entrega de panetones no Natal, com um concurso cultural que dava prêmios como carros, motos e aparelhos televisores de LCD.

Ações no twitter com perguntas sobre a programação fazem a felicidade dos telespectadores todo mês. A emissora realiza quase toda semana um quiz, onde quem responde corretamente ganha uma camiseta do SBT. O canal promoveu campanhas para a divulgação do seu novo slogan – “A TV Mais Feliz do Brasil” – e consequentemente sobre seus novos artistas contratados: Roberto Justus, Eliana e Karyn Bravo (além da volta do Ratinho), e dos novos programas, como o Conexão Repórter com Roberto Cabrini, Aventura Selvagem com Richard Rasmussen e os recém-contratados Marília Gabriela e Raul Gil.

No começo deste ano, o SBT realizou um evento no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura) para divulgar a nova linha de show, onde colocou os programas como se estivessem em uma exposição de arte. Todos os convidados puderam ter mais contato com cada atração e realmente “entrar” nos programas.

O SBT participou também de dois grandes eventos: o Verão Jequitimar, no qual esteve presente com camarote e seus artistas; e o São João em São Paulo, como a única emissora de TV que apoiou a festa. Em ambos os eventos, o SBT apresentou vídeos institucionais apresentando sua programação.

O canal promoveu, ainda, ações que criaram forte impacto no mercado, como o Mídia Kit do Pelé. Todos que fecharam uma cota de patrocínio ganharam uma camiseta original autografada do Brasil em uma caixa de couro, com a foto do Pelé. Outro kit foi entregue para quem fechou patrocínio de filmes – o SBT ofereceu uma cadeira de diretor personalizada e pipoqueiras.

A emissora também divulgou para o mercado publicitário um Kit Macarronada com Menu di Doménica, em que cada produto vinha personalizado com um programa do domingo.

A ação mais recente, desenvolvida pelo canal, promove A História de Ana Raio e Zé Trovão, por meio de um concurso cultural denominado Sertanejo Publicitário. As maiores agências do SBT receberam um violão personalizado. Cada agência poderá gravar um vídeo com uma performance musical sertaneja e colocá-lo no You Tube, comunicando o marketing do SBT via e-mail. No término da promoção, uma comissão elegerá a melhor performance, e esta terá uma participação especial no programa Qual é o Seu Talento? e mais vinte ingressos para ver o show do cantor Almir Sater.

Posicionamento único e grade diversificada

A grade atual do SBT comporta os mais variados tipos de programas, de infantis matinais como o Sábado Animado, apresentado por Maisa Silva, a jornalísticos investigativos como o Conexão Repórter e o SBT Repórter, comandados por Roberto Cabrini e César Filho, respectivamente. De variedades, como Programa Silvio Santos, Domingo Legal, Eliana e Programa Raul Gil a realities como Esquadrão da Moda e Supernanny.

Atrações de humor como a A Praça é Nossa, talk shows como Hebe e entrevistas como o De Frente com Gabi dividem espaço no coração do brasileiro com competições acirradas, como o Qual é o Seu Talento? e Um Contra Cem. No jornalismo, Carlos Nascimento e Karyn Bravo comandam o SBT Brasil; Hermano Henning e Analice Nicolau apresentam o Jornal do SBT Manhã; Joyce Ribeiro é a âncora do Boletim de Ocorrências; César Filho apresenta o SBT Repórter; Cynthia Benini e Nascimento estão na bancada do Jornal do SBT Noite.

Às tardes, Casos de Família e Programa do Ratinho conversam com o povo brasileiro de modo transparente, claro e popular. Além disso, grandes produções na teledramaturgia como Uma Rosa com Amor, seriados líderes de audiência e os maiores blockbusters do cinema refletem a modernidade e o alto investimento do SBT em variedade para seu telespectador.

História de sucesso

No dia 19 de agosto de 1981, o SBT entrava no ar com a transmissão ao vivo da solenidade de assinatura da concessão, realizada no Ministério das Comunicações, em Brasília.

Para conquistar os sete canais, que pertenciam à extinta TV Tupi, propriedade do empresário Assis Chateaubriand, profissionais se engajaram no projeto audacioso de fundar a mais nova emissora do país. O antigo canal 11, no Rio de Janeiro, já pertencia ao Grupo Silvio Santos.

Determinado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o SBT exibia filmes, desenhos, jornalismo e o Programa Silvio Santos, que entrou para o recorde do Guiness Book como o programa mais antigo da tevê.

À época, o apresentador Silvio Santos já era popular e conhecido em todo o país. Antes do canal de TV, o Grupo Silvio Santos era uma empresa de renome que comercializava anúncios de publicidade, além de produções artísticas.

Com a proposta inicial de difusão cultural para as classes mais populares, a emissora evoluiu e cresceu gradativamente, conquistando espaço e credibilidade nas comunicações.

A identidade da emissora foi construída com o sucesso de programas comandados por Flávio Cavalcanti, Hebe Camargo, Lolita Rodrigues e Airton Rodrigues, Jota Silvestre, Jacinto Figueira Jr. (o homem do sapato branco), a série Joana, com Regina Duarte, a minissérie internacional Pássaros Feridos, estrelada pelo ator Richard Chamberlain, além de uma seleção privilegiada de filmes.

Em seu primeiro ano, havia uma preocupação por parte da emissora com o conteúdo destinado ao público infantil. Uma das primeiras atrações produzidas pelo SBT, o Show do Bozo ficou marcado na história da televisão. Sucesso na década de 80, o personagem conquistou crianças e adultos, permanecendo no ar por sete anos. Ao priorizar a qualidade de seus programas infantis, a emissora revelou talentos como Mara Maravilha, Sérgio Mallandro, Angélica, Eliana, Jackeline Petikovic, Simony e Mariane.

Uma posição privilegiada foi alcançada no primeiro ano de audiência. Investimentos em produções populares, que representavam 61% da população, deram ao SBT a vice-liderança. No ano seguinte a participação na audiência teve um crescimento de 30%.

Em 1985, Hebe Camargo assinava seu contrato com a emissora. Uma das estrelas da TV, Hebe comandou um programa de entrevistas, além de um dominical.

Com o melhor do humor brasileiro, A Praça é Nossa estreou em 1987. Apresentado por Carlos Alberto da Nóbrega, estrelas como Ronald Golias, Maria Tereza, Jorge Lafond, entre outros, passaram pela atração.
Entre 1988 e 1990, foi traçada uma estratégia rumo à liderança e o canal investiu em contratações. O jornalista Boris Casoy e o ator, humorista e escritor Jô Soares reforçaram o elenco da casa.

À frente do TJ Brasil, Boris Casoy inovou o formato e a linguagem dos telejornais brasileiros ao ser um âncora participativo. No comando do programa Jô Onze e Meia, Jô Soares revelou sua faceta como entrevistador.

O núcleo de telejornalismo foi reforçado com a contratação de Hermano Henning nos anos 90, atual apresentador do Jornal do SBT Manhã. Sua estreia ficou marcada com o êxito que teve ao cobrir a Copa do Mundo, na Itália.

As dependências da sede na Vila Guilherme estavam pequenas para os projetos futuros da emissora. Em 1996, aconteceu a inauguração do conglomerado de estúdios com 231 mil m²: o Complexo Anhanguera, em Osasco.

Considerado como o empreendimento mais arrojado pelo Grupo Silvio Santos, a construção do Complexo Anhanguera teve um investimento estimado em US$ 120 milhões, equiparado ao padrão das televisões internacionais.

Além de uma área disponível para a cidade cenográfica, o Centro de Televisão (CDT) conta com 8 estúdios, todos com estrutura técnica e de apoio totalmente independentes, com câmeras, iluminação e tecnologia de ponta. Com a nova estrutura, os processos de concepção, produção e veiculação possibilitaram mais agilidade e integração.

Para o conforto de seus colaboradores, visitantes e convidados, a estrutura dispõe de restaurantes, lanchonetes, café, salão de cabeleireiro, banca de jornal, ambulatório médico e odontológico, agência bancária e clube poliesportivo, entre outros serviços.

Na busca por novas realizações, para entreter e informar o telespectador, a emissora estreou, também na década de 90, o polêmico Aqui Agora. O formato “jornalismo-verdade” difundiu um novo padrão, que foi seguido por outras emissoras.

Em 1993, com a estreia do Domingo Legal, por Gugu Liberato, o telespectador recebia mais uma opção de entretenimento. O programa ocupou o primeiro lugar de audiência ao mesclar quadros divertidos e informações jornalísticas de âmbito nacional e internacional.

No final dos anos 90, o Programa do Ratinho, apresentado por Carlos Massa, e o Show do Milhão tiveram ampla repercussão.

O acordo firmado com a rede mexicana Televisa disseminou um novo estilo de teledramaturgia, influenciando a produção de novelas nacionais. Entre elas estão a trilogia Marimar, Maria do Bairro e Maria Mercedes, além de Carrossel, Chispita, Café com Aroma de Mulher e A Usurpadora, entre outras.

A teledramaturgia nacional recebeu a atenção do SBT ao produzir textos clássicos com bom gosto: Cortina de Vidro (1989), Brasileiros e Brasileiras (1990), o clássico Éramos Seis (1994), que integrava no elenco Irene Ravache, Othon Bastos, Bete Coelho, Caio Blat e Marcos Caruso, e Os Ricos Também Choram (2005) estão entre eles.

Em 2001, com a exibição de Casa dos Artistas, a emissora reinventou o formato do reality show ao mostrar a vida e o comportamento de celebridades confinadas.

O projeto de reformulação do departamento de jornalismo resultou na contratação de Ana Paula Padrão, em 2005 – a jornalista ancorou o SBT Brasil. A emissora criou sucursais, padronizou a linguagem dos telejornais das afiliadas, além de formar uma equipe de correspondentes internacionais. No ano seguinte, a contratação de Carlos Nascimento, responsável pelo Jornal do SBT Noite, reforçou o núcleo jornalístico da emissora. Com três telejornais em exibição, o SBT dispõe de uma redação com o que há de mais moderno em tecnologia digital.

O resultado de investimentos em novas tecnologias rendeu ao SBT o prêmio internacional, concedido pela revista Broadcast Engineering, como a emissora mais bem equipada do mundo.

No primeiro semestre de 2006, quatro grandes projetos chamaram a atenção na grade de programação. Um deles foi a reestruturação do departamento de teledramaturgia, com o lançamento da novela Cristal. No mesmo ano, o programa Rei Majestade, apresentado por Silvio Santos, trazia ao palco artistas do passado. 

As estreias de Ídolos e Supernanny garantiram lideranças para o SBT. O primeiro percorreu o país em busca de novos talentos na música brasileira. Já o Supernanny, que está na sexta temporada, traz a pedagoga Cris Poli, auxiliando pais na educação dos filhos.

O programa Astros, que estreou em 2008, realizou o sonho de artistas no anonimato. Sob o comando de Beto Marden e Ligia Mendes, a atração tornou-se um celeiro de novos talentos musicais.

No segundo semestre de 2008, Íris Abravanel ingressa na teledramaturgia com o lançamento da novela Revelação. A autora rumou ao seu segundo projeto com a estreia de Vende-se Um Véu de Noiva, em 2009, texto com adaptação livre da obra de Janete Clair.

Além de possuir exclusividade nos direitos autorais de duas séries de sucesso na televisão latina, os mexicanos Chaves e Chapolin, o SBT comemora um recorde: a TV aberta com maior número de séries no ar – são mais de 20.

Com cerca de 5 mil funcionários na rede nacional, o SBT tem como prioridade satisfazer o telespectador brasileiro levando entretenimento e informação. Com 108 emissoras, que cobrem 98% do território nacional, a emissora está no lar de mais 170 milhões de brasileiros.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo