terça-feira, 2 de junho de 2015

Filmes da TV Brasil de 03 a 14 de junho de 2015

Quarta-feira, 3 de junho

Etnodoc – Ópera Cabocla
0h00, na TV Brasil

Ano: 2013. Gênero: documentário. Direção: Adriano Barroso.

Durante a quadra junina, na cidade de Belém do Pará, os Pássaros Juninos interpretam as óperas populares, ou operetas. O documentário "Ópera Cabocla" registra essa manifestação feita por pessoas simples, carismáticas, com o desejo de se expressarem através do teatro e que fazem das apresentações um dos momentos mais intensos de suas vidas.

Dirigido por Adriano Barroso, o documentário "Ópera Cabocla" revela a magia do espetáculo Pássaros Juninos, uma dramaturgia popular e tradicional, tipicamente amazônica.

Reprise. 26 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 0h00





Quinta-feira, 4 de junho (madrugada de quinta para sexta-feira)

Mama África – Ouagadougou, cela 32
0h30, na TV Brasil

Ano: 2001. Título original: Ouagadougou, cellule 32. País de origem: França. Gênero: documentário. Direção: Philippe Berrier.

A peculiaridade da prisão de Ouagadougou, em Burkina Faso, reside na sua organização. Mais de 600 prisioneiros, detidos e condenados, vivem trancafiados no edifício principal do presídio.

Os próprios presos gerenciam as responsabilidades gerais. Um preso por 35 meses foi eleito por uma maioria de detentos para governar o edifício. Seu papel é organizar a vida dentro do recinto, para resolver conflitos e evitar fugas.

Ao seu lado, um número de presos ocupa posições estratégicas. Como eles conseguiram trazer justiça? Quais as regras que eles obedecem? Que modelo de sociedade é possível ver no final?

Reprise. 50 min.
Classificação Indicativa: 16 anos
Horário: 0h30


Sexta-feira, 5 de junho (madrugada de sexta-feira para sábado)

Cine Nacional – O Manuscrito Perdido
01h00, na TV Brasil

Países: Brasil e Portugal. Ano: 2010. Gênero: documentário. Direção: José Barahona

O Manuscrito Perdido” é um documentário luso-brasileiro que retrata a busca de Fradique Mendes, personagem da literatura portuguesa do século XIX, por um manuscrito deixado no mosteiro de Cairu, uma pequena cidade baiana. A aventura do poeta português traz a reflexão sobre a colonização portuguesa, as origens da sociedade brasileira e algumas questões sociais contemporâneas como a luta pela terra.

O filme foi exibido em diversos festivais no Brasil, em Portugal e em outros países. A produção ganhou o Prêmio TV Brasil Melhor Longa Metragem (15ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico), o Prêmio Connecticut College 2012 (Connecticut College Research Film Festival) e a Menção Especial do Júri (2e Festival du Film de Chercheurs – França).

Reprise. 81 min.
Classificação indicativa: 10 anos
Horário: 01h00




Domingo, 7 de junho (madrugada de domingo para segunda-feira)

Soy Loco Por Ti Cinema – Empleadas y Patrones
0h00, na TV Brasil

Título original: Empleadas y Patrones. País de origem: Panamá. Ano de estreia: 2010. Gênero: documentário. Direção: Abner Benaim.

Empregados e patrões vivem sob o mesmo teto e, muitas vezes, compartilham vidas inteiras. A partir dessa vivência surgem laços emocionais muito complexos. Esta relação é uma das mais íntimas e, ao mesmo tempo, mais distantes em nossas sociedades.

O criativo documentário panamenho de Abner Benaim aborda o conflito de classes e as barreiras socioeconômicas e culturais na América Latina a partir de dentro das casas, com um olhar irônico, irreverente e reveladora.

Inédito. 64 min.
Classificação Indicativa: 18 anos
Horário: 0h00


Quarta-feira, 10 de junho

Etnodoc – Paisagens do Conhecimento
0h00, na TV Brasil

Ano: 2013. Gênero: documentário. Direção: Karine Batista e Kika Gouvea.

O documentário “Paisagens do Conhecimento” faz um mergulho na Floresta Amazônica, sua cultura e suas plantas medicinais.

O conhecimento de ribeirinhos, de indígenas e do pesquisador Moacir Biondo se mesclam e se completam. Essa parceria ajuda a salvaguardar um grande patrimônio imaterial: o uso e o conhecimento da medicina tradicional pelos habitantes da maior floresta tropical do planeta.

Dirigido por Karine Batista e Kika Gouvea, o documentário "Paisagens do Conhecimento" mostra a vida na floresta, levando o público até a comunidade Terra Preta, às margens do Rio Negro e à cidade de Parintins às margens do Rio Amazonas.

Nessa região, Moacir Biondo e diversos curadores populares revelam suas práticas. Eles demonstram que o reconhecimento da medicina popular no Brasil representa para além de um direito cultural dos povos tradicionais, a única possibilidade de garantir a saúde da maior parte das comunidades amazônicas, onde a paisagem é um patrimônio natural e cultural riquíssimo.

Reprise. 26 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 0h00




Quinta-feira, 11 de junho (madrugada de quinta para sexta-feira)

Mama África – Nossas Cabeças Vibram
0h30, na TV Brasil

Título original: Ça vibre dans nos têtes - Made in Mali. País de origem: França. Ano: 2008. Gênero: documentário. Direção: Kassim Sanogo.

No Korofina, o bairro Underground de Bamako, os jovens tocam rap, trançam cabelos, vendem roupas ou qualquer outro objeto. Uma coisa é certa: a criação impera noUnderground.

As crianças comem, dançam e vivenciam o rap o dia todo: as cabeças vibram. Morador do bairro, o diretor Kassim Sanogo termina a sua dissertação de filosofia na faculdade, mas é uma exceção e a sua vida já deu muitas voltas.

Reprise. 52 min.
Classificação Indicativa: 16 anos
Horário: 0h30


Sexta-feira, 12 de junho (madrugada de sexta-feira para sábado)

Cine Nacional – O Rei do Baralho
0h00, na TV Brasil

Ano: 1973. Gênero: comédia. Direção: Julio Bressane, com Grande Otelo, Marta Anderson, Wilson Grey.

Um homem (Grande Otelo), autoproclamado "O Rei do Baralho", se apaixona por uma loira estonteante (Marta Anderson), diretamente saída de uma chanchada brasileira ou de algum filme noir americano barato da década de quarenta.

O longa “O Rei do Baralho” começa em um estúdio, atores se maquilam enquanto as equipes técnica e artística aguardam o momento de iniciar a atuação.

O rei do baralho contempla a praia. Em seguida, faz atividades do seu cotidiano: namora a loira em cenário de bar e de convés, conquista outra loira em quarto de hotel modesto e reúne-se com outros malandros em jogos de cartas num cenário de interior de barraco onde um dos amigos dança um bolero.

O homem volta a admirar a beleza da orla. Num cenário de esquina, a loira faz um despacho. O Rei do Baralho toma um táxi com a loira para namorar no Leblon.

Dirigido pelo cineasta Julio Bressane, a comédia nacional “O Rei do Baralho” dialoga com a chanchada. O filme foi rodado em sua quase totalidade nos estúdios da Cinédia, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Inédito. 81 min.
Classificação indicativa: 18 anos
Horário: 0h00




Sábado, 13 de junho

Cine Nacional – Suíte Cabocla
19h30, na TV Brasil

Ano: 2014. Gênero: documentário. Diretor Musical: Renato Luiz Gagliardi Arantes. Diretor Executivo: Reinaldo José Volpato. Produtora Executiva: Cláudia Lara Foss. Produtora: Cristiana de Freitas. Diretor de Audiovisual: Cláudio Roberto dos Santos. Diretor de Fotografia: Leandro Marcondelli.

O documentário Suíte Cabocla apresenta um espetáculo de música instrumental composto para Viola Caipira, Quarteto de Cordas, Contrabaixo, Oboé, Kalimba e Percussão. O projeto é resultado de 15 anos de pesquisas do músico Renato Gagliardi sobre Viola Caipira, com o objetivo de difundi-la dentro do universo da música erudita.

No filme, são apresentados trabalhos dos compositores Villa-Lobos, Bach, Beethoven, Pachelbel, Pamela Wedgwood e composições de Renato Gagliardi. O músico escreveu todo o projeto a partir das obras originais, adaptando-as para que a Viola se tornasse o instrumento solista.

Inédito. 57 min.
Classificação indicativa: Livre
Horário: 19h30



Sábado, 13 de junho (madrugada de sábado para domingo)

Cine Nacional – Filhos de João – Admirável mundo novo baiano
0h00, na TV Brasil

Ano: 2009. Gênero: documentário. Direção: Henrique Dantas

O documentário conta a história do grupo musical Novos Baianos e traça um panorama da MPB dos anos 60 e 70, um dos períodos mais férteis e efervescentes da produção musical brasileira.

Foi neste período que João Gilberto, recém-chegado dos Estados Unidos, começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru do grupo. Com extrema sensibilidade e absoluta despretensão, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB.

Temas como contracultura, carnaval do Brasil, cinema, tropicalismo, ditadura militar, dentre outros, circulam em torno das vivências do grupo, trazendo importantes reflexões para a compreensão da cultura contemporânea no Brasil. O filme levou o Prêmio Especial do Júri e Prêmio do Júri Popular no Festival de Brasília (2009).

Reprise. 76 min.
Classificação indicativa: Livre
Horário: 0h00




Domingo, 14 de junho

Festival Mazzaropi – A Banda das Velhas Virgens
18h30, na TV Brasil

Ano de estreia: 1979. Gênero: comédia. Direção: Pio Zamuner e Amácio Mazzaropi, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, André Luiz Toledo, Gilda Valença, José Velloni.

No longa "A Banda das Velhas Virgens", Mazzaropi é um caipira que tem o sugestivo nome de Gostoso. Ele é o maestro de uma hilariante bandinha feminina formada por senhoras idosas e beatas. Orgulho da pequena cidade, a banda é mantida pelos donativos recolhidos pela igreja.

Os filhos de Gostoso se envolvem com os do patrão e ele resolve sair da fazenda para evitar perseguições. Expulso das terras onde vive, Gostoso recomeça a vida na cidade, indo morar em um depósito de ferro-velho na cidade. Ao encontrar um saco de joias ele é acusado de roubo e tem que fazer de tudo para provar sua inocência. Como o querido caipira vai se safar dessa vez?

Reprise. 100 min.
Classificação Indicativa: Livre
Horário: 18h30



Domingo, 14 de junho (madrugada de domingo para segunda-feira)

Soy Loco Por Ti Cinema – La luna en el espejo
0h00, na TV Brasil

Título original: La luna en el espejo. País de origem: Chile. Ano de estreia: 1990. Gênero: comédia dramática. Direção: Silvio Caiozzi, com Ernesto Beadle, Rafael Benavente, Gloria Münchmeyer.

No mágico Porto de Valparaiso, um velho marinheiro doente, Don Arnaldo, vive com seu filho, El Gordo. De sua cama, ele controla todos os movimentos da casa através dos espelhos pendurados nas paredes de seu quarto.

Apaixonados, El Gordo e Lucrecia, a vizinha, encontram-se e tentam se esconder de Don Arnaldo. Vários atos de rebeldia provocam Don Arnaldo que joga sua última cartada para recuperar o controle do filho.

Dirigida por Silvio Caiozzi, a comédia dramática chilena conquistou diversos prêmios em vários festivais de cinema. O longa foi reconhecido nas categorias Melhor Diretor e Melhor Filme pela Associação de Jornalistas Entretenimento do Chile. Também venceu categoria Melhor Diretor no Festival de Cartagena (Colômbia).

No Festival de Havana (Cuba), a produção ganhou na categoria Melhor Ator (Rafael Benavente) já no Festival de Veneza (Itália) foi reconhecida na categoria Melhor Atriz (Gloria Münchmeyer). Na seleção de de Trieste (Itália), o longa venceu na categoria Melhor Filme.

A comédia dramática ainda recebeu prêmios diversos no Festival de Amiens (França), Festival de Valladolid (Espanha), Festival Montevideu (Uruguai) e no Festival de Cuzco (Peru).

Inédito. 70 min.
Classificação Indicativa: 18 anos
Horário: 0h00

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo