quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Fernanda Montenegro revela bastidores de “Eles não usam black-tie” em episódio inédito de “Grandes Cenas”

Divulgação
Trinta e cinco anos depois do lançamento de "Eles não usam Black-tie" (de Leon Hirszman), a atriz Fernanda Montenegro reflete sobre um dos momentos mais marcantes do filme em depoimento exclusivo para a série "Grandes Cenas", do Curta!. O episódio inédito, que vai ao ar na Quarta de Cinema, 21, às 23h45, analisa a ‘cena do feijão’, em que Romana, personagem de Fernanda Montenegro, e o marido, interpretado por Gianfrancesco Guarnieri, sofrem o luto da perda de um grande amigo e da expulsão do filho de casa por discordarem de sua decisão de furar uma greve. O momento impõe ao casal um silêncio cortante, quebrado apenas pelo barulho do feijão caindo na panela. Apresentador de “Grandes Cenas”, Matheus Nachtergaele introduz a sequência e as entrevistas de Fernanda Montenegro e de Eduardo Escorel, montador do filme. “Depois, você pode elaborar a viagem racional que quiser sobre o trabalho ou sobre a cena especificamente. Mas, na hora do fazer, isso vem por caminhos insuspeitados. Hoje, eu achei a explicação para esse feijão, mas, na hora, foi só feito. Foi só realizado em um instinto, como geralmente as coisas acontecem comigo", assegura a dama do teatro e do cinema, com mais de 60 anos de carreira.

Ainda na Quarta de Cinema, a faixa “A Vida é Curta” entra no clima do final do ano e faz uma retrospectiva com três dos principais documentários que passaram pelo programa em 2016. Para abrir, “Quem matou Eloá?”, dirigido por Lívia Perez. A produção conta a história de Lindemberg Alves, de 22 anos, que invadiu o apartamento da ex-namorada, Eloá Pimentel, de 15 anos, em 2009. Armado, ele a fez refém por cinco dias. “Quem Matou Eloá?” traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto num ranking de países que mais matam mulheres. Na sequência, “Malha”, de Paulo Roberto, retrata a violenta materialização de um festejo popular, a malhação do Judas, no interior da Paraíba, onde os credos religiosos de um povo servem de pano de fundo para a entrega visceral ao escárnio profano. Encerrando a retrospectiva, o curta “Uma família ilustre”. O documentário de Beth Formaggini registra a conversa entre Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil que assassinou e incinerou militantes contrários à ditadura, e o professor Eduardo Passos, psicólogo clínico que trabalha com direitos humanos. "Uma Família Ilustre" estreou no Curta! em junho e em outubro ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2016 na categoria Melhor Curta-metragem Documentário.
Na Quinta do Pensamento, dia 22, às 23h, a série exclusiva “No Caminho do Bem”, apresentada pelo economista e ambientalista Sérgio Besserman, aborda o papel da religião no mundo contemporâneo e como cada variante religiosa entende o que é o ‘bem’. O tema do episódio inédito será comentado por seguidores do Judaísmo, Budismo, Espiritismo, Candomblé, hare krishna e Catolicismo.  “No Caminho do Bem” é uma produção da Giros, dirigida por Belisário Franca e financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 01/2013).

SEGUNDA DA MÚSICA
Mautner em Cuba (Documentário)
No fim de 2014, Jorge Mautner realiza um histórico show em Havana e dá depoimentos pelas ruas da capital cubana, abordando diversos assuntos como filosofia, política, religião e literatura, criando um distanciamento entre sua vida pessoal e o espectador. As ideias de um dos grandes pensadores brasileiros contemporâneos são, então, apresentados em um caldeirão multicultural em sua primeira viagem a Cuba. 
Diretor: Guillermo Planel 
Duração: 75 min.
Exibição: 19 de dezembro, segunda-feira, às 22h30.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 20 de dezembro, terça-feira, às 2h30 e às 16h30;
Dia 21 de dezembro, quarta-feira, às 10h30;
Dia 24 de dezembro, sábado, às 22h20.

TERÇA DAS ARTES
Wynwood: A Arte de Rua em Miami (Documentário)
Durante os últimos anos, no mês de dezembro, a cidade de Miami tem sido invadida por artistas do mundo todo para uma das maiores feiras de arte internacionais, o Art Basel. Wynwood, um antigo distrito industrial de Miami, foi um dos maiores beneficiados desse movimento comercial de arte, abrindo espaço para trabalhos de artistas de rua e grafiteiros de diferentes nacionalidades. A disputa por painéis no bairro é muito grande, mas quatro artistas brasileiros foram convidados para pintar um enorme painel por lá. 
Diretor: Gustavo Leite
Duração: 52 min
Estreia: 20 de dezembro, terça-feira, às 20h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 21 de dezembro, quarta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 22 de dezembro, quinta-feira, às 8h;
Dia 24 de dezembro, sábado, às 7h.

QUARTA DE CINEMA
“A Vida é Curta!” apresenta uma retrospectiva de curtas de 2016
Os três filmes exibidos serão: “Quem Matou Eloá?”“Malha” e “Uma Família Ilustre”. O curta-metragem “Quem Matou Eloá” traz uma análise crítica sobre a espetacularização da violência e a abordagem da mídia televisiva nos casos de violência contra a mulher, revelando um dos motivos pelo qual o Brasil é o quinto no ranking de países que mais matam mulheres. Em seguida, “Malha” mostra a violenta materialização de um festejo popular, a malhação do Judas, no interior da Paraíba. Pra finalizar, o documentário de Beth Formaggini, “Uma Família Ilustre” resgata momentos dos anos de chumbo ao filmar uma conversa com Cláudio Guerra, ex-delegado da Polícia Civil e atual pastor evangélico, que é confrontado com fotos de pessoas que se opunham ao regime militar que foram mortos e incinerados por ele.
Exibição: 21 de dezembro, quarta-feira, às 20h
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 22 de dezembro, quinta-feira, às 00h e às 14h;
Dia 23 de dezembro, sexta-feira, às 8h;
Dia 24 de dezembro, sábado, às 14h.

Grandes Cenas – Série
Uma grande cena é aquela que não se define apenas na relação com as demais. Uma grande cena é aquela que contém em si um filme à parte, um universo à parte, capaz de alterar nossa sensibilidade e perdurar na nossa memória. Com o objetivo de resgatar o apreço por essa unidade fundamental que é a cena, a série Grandes Cenas busca analisar cenas memoráveis do cinema brasileiro. 

Episódio inédito – “Eles Não Usam Black-Tie”
A atriz Fernanda Montenegro e o montador Eduardo Escorel partilham memórias e percepções sobre a ‘cena do feijão’, a sequencia final do filme “Eles Não Usam Black-tie” (1981), de Leon Hirszman, um momento sensível em que o íntimo e o político se encontram. Em cena, a personagem de Fernanda, Romana, cata feijões em silêncio. Até que o som dos grãos caindo na panela rompe a pausa e dá prosseguimento a vida.
Diretores: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno
Duração: 15 min
Estreia: 21 de dezembro, quarta-feira, às 23h45.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 22 de dezembro, quinta-feira, às 3h45 e às 17h45;
Dia 23 de dezembro, sexta-feira, às 11h45;
Dia 24 de dezembro, sábado, às 22h.

QUINTA DO PENSAMENTO
No Caminho do Bem- Série
A partir da rotina de fiéis e da conversa do apresentador Sergio Besserman com representantes religiosos, No Caminho do Bem nos revela como as diversas doutrinas religiosas professadas no Brasil se posicionam diante de questões inerentes ao espírito humano. 

Episódio inédito – “O bem”
Neste episódio de hoje de "No Caminho do Bem", vamos entender qual é o papel da religião no mundo contemporâneo, revelando que a busca pelo bem é o principal ponto de contato daqueles que cultivam a espiritualidade. Sergio Besserman conversa com o pastor Israel Belo, com o swami hindu Jitananda, a representante da Umbanda Flavia Pinto e com a teóloga Maria Clara Bingemer. Em comum, eles refletem sobre como seriam as sociedades sem a existência das religiões e a concepção de bem e mal, que elas pregam. 
DiretoresBárbara Kahane e Belisario Franca 
Duração: 52 min
Estreia: 22 de dezembro, quinta-feira, às 23h.
Classificação: Livre
Horários alternativos:
Dia 23 de dezembro, sexta-feira, às 3h e às 17h;
Dia 24 de dezembro, sábado, às 12h;
Dia 25 de dezembro, domingo, às 23h.

SEXTA DA SOCIEDADE
Marighella (Documentário)
Líder comunista, vítima de prisões e tortura, parlamentar, autor do mundialmente traduzido "Manual do Guerrilheiro Urbano", Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e 1969, e foi considerado o inimigo número 1 da ditadura militar brasileira. Mas quem foi esse homem, baiano, poeta, sedutor, amante de samba, praia e futebol, cujo nome foi por décadas impublicável? O filme, dirigido por sua sobrinha, é uma construção histórica e afetiva desse homem que dedicou sua vida a pensar o Brasil e a transformá-lo através de sua ação. 
Diretora: Isa Grinspum Ferraz 
Duração: 40 min 
Exibição: 23 de dezembro, sexta-feira, às 21h40.
Classificação: 10 anos.
Horários alternativos:
Dia 24 de dezembro, sábado, às 2h e às 10h;
Dia 25 de dezembro, domingo, às 21h;
Dia 26 de dezembro, segunda-feira, 15h40.

Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV, na GVT e Vivo como canal opcional à la Carte, 132 e 664, respectivamente. 

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo