Filmes na TV Brasil de 09 a 15 de outubro de 2017
Eva não Dorme
Em 1952, a primeira-dama da Argentina, Evita Péron, morre de câncer aos 33 anos de idade e seu corpo é embalsamado, após meses de um trabalho minucioso. Três anos depois, o presidente Juan Perón sofre um golpe de estado e o corpo de Evita é enviado para a Europa, com o intuito de apagar o legado dela da memória popular.
O corpo de Evita torna-se, então, o centro de um confronto de poder que dura 25 anos, percorrendo diversas cidades europeias, até retornar à Argentina. O filme inédito traz o ator Gael Garcia Bernal no papel do almirante Massera, um dos artífices da ditadura argentina. O longa vai ao ar na segunda-feira, dia 09, às 23h, na TV Brasil
O filme é dividido em três partes: o embalsamento em 1952, o roubo do corpo em 1956 e o sequestro do general Aramburu por guerrilheiros peronistas em 1970.
Gael García Bernal é o almirante Massera, que participou tanto do golpe que derrubou Perón em 1955 como foi uma das figuras mais sinistras da ditadura que se instalou na Argentina em 1976. Ele será no filme o homem do "acerto de contas" com Evita.
Ficha Técnica
Inédito
86 minutos
Ano: 2015
Direção: Pablo Agüero
Elenco: Gael García Bernal, Denis Lavant, Imanol Arias
País de Produção: Argentina/Espanha/França
Classificação etária: 12 anos
Serviço
Eva não Dorme - segunda, dia 9, às 23h, na TV Brasil
Romance do Vaqueiro Voador
A TV Brasil apresenta o filme Romance do Vaqueiro Voador na quarta-feira, dia 11, às 23h, na sessão Cine Nacional. Baseado no cordel homônimo de João Bosco Bezerra Bonfim, o longa é um ensaio audiovisual que recria o universo mítico do nordestino ao destacar o candango, nome pelo qual eram chamados os trabalhadores da construção de Brasília.
O docudrama propõe uma reflexão sobre a construção da cidade a partir desses personagens fundamentais para sua concretização. Ao retratar o papel do candango como protagonista da construção da "nova capital do Brasil", o diretor Manfredo Caldas dá uma nova dimensão à Brasília e a seus pioneiros.
A produção resgata as histórias dessa tropa de desconhecidos que participou da iniciativa. Os relatos dão conta da grande quantidade de operários que morreu. Eles eram enterrados em valas no meio da obra. Um dos personagens retratados é um trabalhador que caiu de um andaime numa representação daqueles que perderam a vida durante a utopia de erguer e habitar a capital federal.
Romance do Vaqueiro Voador conquistou diversos prêmios e menções honrosas no Brasil e no exterior. O longa foi reconhecido com o Prêmio Signis de Melhor Documentário no Festival Latino-Americano de Cinema de Toulouse, na França, em 2008. O filme também fez parte da seleção oficial de vários outros eventos da sétima arte.
Ficha técnica
Reprise
73 minutos
Ano 2007
Direção Manfredo Caldas
Elenco Luiz Carlos Vasconcelos
País de Origem: Brasil
Classificação indicativa: Livre.
Serviço
Romance do Vaqueiro Voador - quarta, dia 11, às 23h, na TV Brasil
As Batalhas da Fé
O documentário mostra os conflitos religiosos existentes nas favelas e subúrbios de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. A obra inédita vai ao ar na quinta-feira, dia 12, às 23h30, na TV Brasil.
As Batalhas da Fé aborda como o crescimento dos evangélicos, o encolhimento das religiões de matriz africana (umbanda e candomblé) e a reorientação espiritual de alguns líderes das comunidades provocam um desequilíbrio de forças nos morros e favelas. Isso acaba resultando em inúmeros conflitos e casos de intolerância religiosa que interferem não somente na prática de cultos e celebrações, mas também na estruturação do território e na conduta de seus habitantes.
Dirigido por Marcos Pimentel, a obra tenta desvendar como religião e poder caminham juntos nas periferias de alguns dos maiores centros urbanos do Brasil.
Ficha Técnica
Inédito
Ano 2017
Direção Marcos Pimentel
País de Origem Brasil
Classificação Etária Livre
Produtora Tempero Filmes
Serviço
As Batalhas da Fé - quinta-feira, dia 12, às 23h30, na TV Brasil
Casinha Pequenina
Considerado por alguns críticos com a obra prima de Amácio Mazzaropi, Casinha Pequenina tem um elenco de estrela e foi a estreia de Tarcísio Meira no cinema. O filme é uma tocante história sobre a luta contra os poderes corruptos dos coronéis e um épico que tem como pano de fundo, a liberação dos escravos no Brasil do século XIX. Casinha Pequenina vai ao ar na TV Brasil no sábado, dia 14, às 16h,
No Brasil Império, um rico fazendeiro dono de escravos envolve pobres colonos em um plano para se livrar de uma mulher que o chantageia.
Além de Tarcísio Meira, o filme também marca o início da carreira do ator Luiz Gustavo e traz outras participações especiais, como a atriz Marly Marley, que neste filme faz o papel de Carlota, uma senhora que vive atrás de Chico, papel interpretado por Mazzaropi.
Embora não tenha havido uma aferição oficial na época, estima-se que Casinha Pequenina levou mais de 8 milhões de pessoas aos cinemas, presente no ranking das maiores bilheterias nacionais de todos os tempos.
Ficha Técnica
Reprise
95 minutos
Ano 1963
Direção: Glauco Mirko Laurelli
Com Amácio Mazzaropi e Tarcísio Meira
Classificação indicativa: Livre
Serviço
Festival Mazzaropi - Casinha Pequenina, sábado, dia 14, às 16h, na TV Brasil
Jeca contra o Capeta
Nesta comédia de 1975, Amácio Mazzaropi interpreta o caipira Poluído, obrigado a enfrentar uma rica fazendeira que faz de tudo para ter o seu amor.
Em uma pequena cidade do interior, um bandido famoso é morto. As suspeitas de assassinato caem sobre Augusto, filho de Poluído (Mazzaropi). No povoado, ronda uma lei do divórcio, que faz com que a rica fazendeira Dionísia obrigue Mazzaropi a divorciar de sua esposa (Dona Poluição) para se casar com ela, por meio de chantagem, pois o filho dele está nas mãos dela.
O filme Jeca contra o Capeta é uma comédia sem limites em que o querido Jecão leva o capeta à loucura e faz as pessoas caírem da cadeira de tantas risadas.
Ficha Técnica
Reprise
Duração: 95 min
Gênero: Comédia
Direção: Amácio Mazzaropi e Pio Zamuner
Classificação:Livre
Serviço:
Festival Mazzaropi _ Jeca contra o Capeta, sábado, dia 14, às 23h, na TV Brasil
O Encouraçado Potemkin
Inspirado em eventos históricos, o longa O Encouraçado Potemkin apresenta em sua trama uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin.
O que começou como um protesto, gerou uma revolução depois que carnes estragadas foram servidas aos marinheiros no jantar. Os marujos ergueram uma bandeira vermelha e tentaram levar a revolta na embarcação até a sua terra natal, a cidade de Odessa.
A famosa sequência das escadarias, que não estava prevista no roteiro original, foi incluída no drama durante sua produção. A cena acompanha a queda de um carrinho de bebê pelos degraus após o assassinato da mãe.
Vários filmes na história da sétima arte fazem referência a essa sequência. Um dos principais é o longa "Os Intocáveis" (1987), de Brian de Palma.
Precursor no uso de efeitos especiais, o diretor Sergei Eisenstein empregou várias técnicas na realização de O Encouraçado Potemkin como contrastes e relações de corte e montagem. Esses processos até hoje inspiraram a produção de filmes experimentais.
Vários filmes na história da sétima arte fazem referência a essa sequência. Um dos principais é o longa "Os Intocáveis" (1987), de Brian de Palma.
Precursor no uso de efeitos especiais, o diretor Sergei Eisenstein empregou várias técnicas na realização de O Encouraçado Potemkin como contrastes e relações de corte e montagem. Esses processos até hoje inspiraram a produção de filmes experimentais.
Ficha Técnica
Ano 1925
Duração 75 min
Direção Sergei Eisenstein
País de Origem Rússia
Serviço
O Encouraçado Potemkin - domingo, dia 15, às 23h, na TV Brasil
Postar um comentário