terça-feira, 20 de março de 2018

Destaque no Festival do Rio, documentário “Karingana – Licença pra Contar” estreia no Curta! dia 22

Divulgação

A cantora Maria Bethânia, o escritor José Eduardo Agualusa, de Angola e os moçambicanos Mia Couto e Mingas estrelam o documentário “Karingana: Licença pra contar”, com primeira exibição na TV brasileira na Quinta do Pensamento, 22, às 21h35.
 
Acompanhados por especialistas locais, eles comentam o papel da escrita como embate à colonização e a influência de autores brasileiros em Moçambique e Angola. O título da produção já traz a marca da cultura e história locais na literatura. "Karingana" é uma expressão da língua tsonga, falada no sul de Moçambique, utilizada sempre que um poeta ou contador de histórias inicia uma narrativa, como o nosso “era uma vez”. Produzido pela CineGroup, o longa-metragem dirigido por Monica Monteiro, foi financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual (PRODAV 02/2016).
QUINTA DO PENSAMENTO
Karingana - Licença para contar (Documentário)
Maria Bethânia leva, pela primeira vez, o seu ensaio poético até Moçambique, no continente africano. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola, tratando de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, conexão com os idiomas nativos e as tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique. 

Diretora: Mônica Monteiro
Duração: 45 min
Estreia: 22 de março, quinta-feira, às 21h35.
Classificação: Livre.
Horários alternativos:
Dia 23 de março, sexta-feira, às 1h35 e às 15h35;
Dia 24 de março, sábado, às 8h05;
Dia 25 de março, domingo, às 19h05;
Dia 26 de março, segunda-feira, às 9h35.


Sobre o Curta
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, metacinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.

O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH - antiga GVT) e 552 (DTH - Vivo).

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo