Joyce Ribeiro participa do programa de Maria Cândida, na TV Aparecida
Ainda na entrevista, Joyce Ribeiro discorreu sobre a importância do debate para a escolha do eleitor e os principais problemas do País que precisam ser tema de propostas dos candidatos.
Confira alguns trechos da entrevista com Joyce:
“Vejo um posicionamento mais claro do eleitor, no sentido de: ´quereremos propostas. Precisamos sair do buraco. Precisamos de um candidato que apresente direcionamentos´. É isso que o País quer. O debate ficou muito focado na corrupção, em tudo o que a gente já conhece (...). “
“Um elemento curioso é que o nosso eleitorado é muito feminino: mais de 50%. E são as mulheres que geralmente lidam com os cuidados com a saúde da família, então, são elas que num primeiro passo têm toda a dificuldade com o acesso à busca do serviço de saúde pública para a família. “
“Outro questionamento que o eleitor deve fazer é: ´como será a questão da distribuição dos ministérios na sua gestão? Nós teremos técnicos ou teremos uma distribuição de acordo com interesses políticos, que passam longe do interesse da população?´”
“Recentemente tivemos dois indicadores de educação que colocam o Brasil em posições muito tristes. A questão do ensino médio está muito precária no nosso País. As notas de Português e Matemática nos colocam em índices baixíssimos. E o ensino fundamental, que são os primeiros anos de estudo da grade, também traz índices muito baixos de aproveitamento. Cinquenta por cento da população brasileira não consegue concluir o ensino médio, então, nós temos uma população que interrompe o ensino médio. Esses números mostram o tamanho do problema de um governo que não consegue colocar a questão da educação como prioridade.”
“Essa é a oportunidade [com o debate] do cidadão brasileiro ter maior acesso à informação, ter mais acesso ao candidato e fazer uma escolha mais consciente.”
“A gente foca muito na escolha do executivo e deixa em segundo plano o legislativo, que faz as leis (...). Esses governos escolhidos precisam do apoio de outros parlamentares para que as coisas aconteçam.”
“Precisa pesquisar quais os outros políticos cercam esse candidato.”
“Fala-se muito em renovação da política... e como isso vai acontecer se não for pela atuação do eleitor? (...). Não podemos alimentar os erros do passado.”
Postar um comentário