quarta-feira, 14 de novembro de 2018

A história de um pioneiro da black music brasileira é narrada em “Erlon Chaves: Maestro do Veneno”

Imagem de arquivo do artista Erlon Chaves

Mestre do suingue e referência na história da black music brasileira, Erlon Chaves teve uma incrível trajetória artística, interrompida durante a ditadura. Prodígio, começou a estudar no Conservatório Musical Carlos Gomes aos sete anos. Após se tornar um competente arranjador, pianista e cantor, foi trabalhar no rádio, compôs trilhas sonoras para o cinema e a televisão e esteve na vanguarda da soul music no Brasil, com a banda Veneno. 


Foi um dos responsáveis pelo I Festival Internacional da Canção, em 1966. Na quinta edição desse festival, em 1970, Erlon protagonizou uma performance escandalosa, com mulheres loiras no palco, e acabou levado a uma delegacia e proibido de trabalhar por 30 dias. Abalado pelo episódio, que entrou para a história da MPB como um flagrante ato de racismo, ele não se apresentou mais ao vivo até 1974, quando morreu, aos 40 anos.

Produzido com exclusividade para o Curta! com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual pela Chá Cinematográfico, o documentário “Erlon Chaves: Maestro do Veneno” narra essa história com imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras. Estreiana Segunda da Música, 19, às 22h35.

Susanna Lira entrevista João Moreira Salles no episódio de estreia da
série exclusiva "Nós, Documentaristas"

Os processos criativos, os propósitos e os desafios dos realizadores brasileiros que se propõem a filmar a realidade estão em destaque na série inédita e exclusiva “Nós, Documentaristas”. A partir de entrevistas conduzidas pela cineasta Susanna Lira, diretora de mais de 20 obras, entre séries e longas documentais, alguns dos principais cineastas brasileiros revelam suas motivações e reflexões. O episódio de estreia traz João Moreira Salles, realizador de documentários como “Santiago”, “Notícias de uma guerra particular”, “Entreatos” e “Nelson Freire”. Estreia na Quarta de Cinema, 21, às 23h30.
 
Segunda da Música - 19/11
22h35 – “Erlon Chaves: Maestro do Veneno” (Documentário)
A trajetória de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). O filme mostra o seu início de carreira no rádio, os trabalhos de arranjador e compositor de trilhas para a TV e o cinema e seu pioneirismo na soul music brasileira, com a banda Veneno. Traz imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras. Diretor: Alessandro Gamo. Duração: 72 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de novembro, terça-feira, às 235h; 21 de novembro, quarta-feira, às 10h35; 24 de novembro, sábado, às 22h.

Terça das Artes - 20/11
23h - “Inhotim – Arte Presente” (Série) – Episódio “Giuseppe Penone”
Em seu estúdio em Turim, o artista Giuseppe Penone apresenta alguns de seus trabalhos mais emblemáticos efala sobre a relação deles com a natureza e o tempo. Diretor: Pedro Urano. Duração: 52 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de novembro, quarta-feira, às 3h; 22 de novembro, quinta-feira, às 11h; 24 de novembro, sábado, às 11h.

Quarta de Cinema - 21/11
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz três curtas-metragens com o tema “Consciência Negra”
Partido Alto (Documentário)
Partido alto é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante ao do repente nordestino. Diretor: Leon Hirszman. Duração: 22 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 22 de novembro, quinta-feira, à 0h; 23 de novembro, sexta-feira, às 8h; 24 de novembro, sábado, às 14h.

Nelson Cavaquinho (Documentário)
O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Diretor: Leon Hirszman. Duração: 14 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 22 de novembro, quinta-feira, à 0h26; 23 de novembro, sexta-feira, às 8h26; 24 de novembro, sábado, às 14h26.

Tim Maia (Documentário)
Filmado na década de 1980, quando Tim Maia passava por uma fase de reclusão, o curta mostra o músico em sua intimidade e falando o que pensa, livremente, em depoimentos intercalados com música. Diretor: Flávio Tambellini. Duração: 15 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 22 de novembro, quinta-feira, à 0h44; 23 de novembro, sexta-feira, às 8h44; 24 de novembro, sábado, às 14h44.

23h30 – “Nós, Documentaristas” (Série) – Episódio “João Moreira Salles”
No programa de estreia, João Moreira Salles, diretor de filmes como “Entreatos” e “Santiago”, fala sobre o processo criativo de sua última obra, "No Intenso Agora"Diretora: Susanna Lira. Duração: 26 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de novembro, quinta-feira, às 3h30 e às 17h30; 23 de novembro, sexta-feira, às 11h30; 24 de novembro, sábado, às 21h.   

Quinta do Pensamento - 22/11
22h20 - “A influência da geração beat” (Documentário)
Saiba como a amizade de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs originou o movimento literário da Geração Beat. Diretor: Xavier Villetard. Duração: 52 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 23 de novembro, sexta-feira, às 2h20 e às 16h20; 25 de novembro, domingo, à 0h.

Sexta da Sociedade - 23/11
23h – “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana” (Série) – Episódio “A Conexão Africana”
Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir. Diretores: José Carlos Asbeg e Luiz Arnaldo Campos. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de novembro, sábado, às 3h; 25 de novembro, domingo, às 23h;


Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Noticias da tv brasileira - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo