A história de um pioneiro da black music brasileira é narrada em “Erlon Chaves: Maestro do Veneno”
Mestre do suingue e referência na história da black music brasileira, Erlon Chaves teve uma incrível trajetória artística, interrompida durante a ditadura. Prodígio, começou a estudar no Conservatório Musical Carlos Gomes aos sete anos. Após se tornar um competente arranjador, pianista e cantor, foi trabalhar no rádio, compôs trilhas sonoras para o cinema e a televisão e esteve na vanguarda da soul music no Brasil, com a banda Veneno.
Foi um dos responsáveis pelo I Festival Internacional da Canção, em 1966. Na quinta edição desse festival, em 1970, Erlon protagonizou uma performance escandalosa, com mulheres loiras no palco, e acabou levado a uma delegacia e proibido de trabalhar por 30 dias. Abalado pelo episódio, que entrou para a história da MPB como um flagrante ato de racismo, ele não se apresentou mais ao vivo até 1974, quando morreu, aos 40 anos.
Produzido com exclusividade para o Curta! com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual pela Chá Cinematográfico, o documentário “Erlon Chaves: Maestro do Veneno” narra essa história com imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras. Estreiana Segunda da Música, 19, às 22h35.
Susanna Lira entrevista João Moreira Salles no episódio de estreia da
série exclusiva "Nós, Documentaristas"
série exclusiva "Nós, Documentaristas"
Os processos criativos, os propósitos e os desafios dos realizadores brasileiros que se propõem a filmar a realidade estão em destaque na série inédita e exclusiva “Nós, Documentaristas”. A partir de entrevistas conduzidas pela cineasta Susanna Lira, diretora de mais de 20 obras, entre séries e longas documentais, alguns dos principais cineastas brasileiros revelam suas motivações e reflexões. O episódio de estreia traz João Moreira Salles, realizador de documentários como “Santiago”, “Notícias de uma guerra particular”, “Entreatos” e “Nelson Freire”. Estreia na Quarta de Cinema, 21, às 23h30.
Segunda da Música - 19/11
22h35 – “Erlon Chaves: Maestro do Veneno” (Documentário)
A trajetória de um dos mais criativos arranjadores brasileiros: Erlon Chaves (1933 -1974). O filme mostra o seu início de carreira no rádio, os trabalhos de arranjador e compositor de trilhas para a TV e o cinema e seu pioneirismo na soul music brasileira, com a banda Veneno. Traz imagens de arquivo, depoimentos, encontros musicais e recriações sonoras. Diretor: Alessandro Gamo. Duração: 72 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 20 de novembro, terça-feira, às 235h; 21 de novembro, quarta-feira, às 10h35; 24 de novembro, sábado, às 22h.
Terça das Artes - 20/11
23h - “Inhotim – Arte Presente” (Série) – Episódio “Giuseppe Penone”
Em seu estúdio em Turim, o artista Giuseppe Penone apresenta alguns de seus trabalhos mais emblemáticos efala sobre a relação deles com a natureza e o tempo. Diretor: Pedro Urano. Duração: 52 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 21 de novembro, quarta-feira, às 3h; 22 de novembro, quinta-feira, às 11h; 24 de novembro, sábado, às 11h.
Quarta de Cinema - 21/11
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz três curtas-metragens com o tema “Consciência Negra”
Partido Alto (Documentário)
Partido alto é um documento histórico e uma bela homenagem à “expressão mais autêntica do samba”, como Candeia define esse gênero musical, marcado por improvisações em estrutura semelhante ao do repente nordestino. Diretor: Leon Hirszman. Duração: 22 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 22 de novembro, quinta-feira, à 0h; 23 de novembro, sexta-feira, às 8h; 24 de novembro, sábado, às 14h.
Nelson Cavaquinho (Documentário)
O cotidiano do sambista Nelson Cavaquinho. Sua casa, sua família e sua música melancólica no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Diretor: Leon Hirszman. Duração: 14 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 22 de novembro, quinta-feira, à 0h26; 23 de novembro, sexta-feira, às 8h26; 24 de novembro, sábado, às 14h26.
Tim Maia (Documentário)
Filmado na década de 1980, quando Tim Maia passava por uma fase de reclusão, o curta mostra o músico em sua intimidade e falando o que pensa, livremente, em depoimentos intercalados com música. Diretor: Flávio Tambellini. Duração: 15 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 22 de novembro, quinta-feira, à 0h44; 23 de novembro, sexta-feira, às 8h44; 24 de novembro, sábado, às 14h44.
23h30 – “Nós, Documentaristas” (Série) – Episódio “João Moreira Salles”
No programa de estreia, João Moreira Salles, diretor de filmes como “Entreatos” e “Santiago”, fala sobre o processo criativo de sua última obra, "No Intenso Agora". Diretora: Susanna Lira. Duração: 26 min.Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de novembro, quinta-feira, às 3h30 e às 17h30; 23 de novembro, sexta-feira, às 11h30; 24 de novembro, sábado, às 21h.
Quinta do Pensamento - 22/11
22h20 - “A influência da geração beat” (Documentário)
Saiba como a amizade de Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William Burroughs originou o movimento literário da Geração Beat. Diretor: Xavier Villetard. Duração: 52 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 23 de novembro, sexta-feira, às 2h20 e às 16h20; 25 de novembro, domingo, à 0h.
Sexta da Sociedade - 23/11
23h – “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana” (Série) – Episódio “A Conexão Africana”
Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir. Diretores: José Carlos Asbeg e Luiz Arnaldo Campos. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 24 de novembro, sábado, às 3h; 25 de novembro, domingo, às 23h;
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora.
Postar um comentário