Gerson, o "Canhotinha de Ouro", recorda jogadas incríveis nesta quinta na TV Brasil
Considerado um dos principais líderes da seleção brasileira campeã na Copa do Mundo de 1970, no México, o meia Gerson conta histórias da consagrada carreira no futebol durante episódio inédito da série documental "10x10 - os donos da camisa" que a TV Brasil exibe nesta quinta (9), às 19h30.
Alguns dizem que um bom apelido é fundamental para um grande jogador. É assim que ocorre com Gerson, o "Canhotinha de Ouro". Referência para as novas gerações, o ex-atleta é lembrado pelas atuações marcantes como um dos melhores armadores nos gramados do país e do exterior.
Em sua carreira desde o final dos anos 1950 até início da década de 1970, Gerson marcou época. Ele era capaz realizar lançamentos de longa distância e colocar a bola com precisão onde quisesse. Muito hábil, o astro executava jogadas sensacionais e era capaz de solucionar lances complexos com facilidade.
Gerson está com 79 anos e desde que pendurou as chuteiras atua como comentarista esportivo. Em sua trajetória dento de campo, ele conquistou títulos de expressão por Flamengo, Botafogo, São Paulo e Fluminense, seu time de coração, e com a Amarelinha ao lado de gênios como Pelé, Jairzinho e Tostão.
Líder nato de renome, o veterano conta o que é necessário para ser um grande capitão. Gerson se destacou nas equipes em que atuou. Pelo clube paulista, o meia vestiu a camisa número 10 às costas. Com sua liderança, ele foi fundamental na conquista do bicampeonato estadual em 1970 e 1971.
Além do depoimento de Gerson, a produção documental "10x10 - os donos da camisa" tem a participação de convidados especiais e amigos que comentam os feitos registrados pelas lentes do Canal 100 e com a narrativa de Chico, ex-cinegrafista que comenta momentos fabulosos do craque.
A partir de imagens raras preservadas nesse acervo histórico, a série apresentada pela TV Brasil mostra lances fantásticos e momentos da carreira de dez atletas que se destacaram no futebol brasileiro como Ademir da Guia, Dida, Dirceu Lopes, Jairzinho, Pelé, Rivellino, Roberto Dinamite, Tostão e Zico.
Esse episódio traz às novas gerações depoimentos exclusivos de Gerson e convidados como os ex-jogadores Edu Coimbra, Emerson Leão, Neto, Reinaldo e Zagallo, além de jornalistas experientes como José Trajano, Mauro Beting, Oscar Ulisses, Roberto Carmona e Washington Rodrigues.
Sobre a série
Gravações históricas com jogadas de atletas que vestiram a camisa 10 ilustram a sequência de 20 episódios que a TV Brasil leva ao ar em sua nova programação da série documental "10x10 - os donos da camisa".
O programa traz diversas entrevistas com os próprios homenageados e também apresenta depoimentos de jornalistas, técnicos e companheiros de time e seleção. São convidados que fizeram parte da trajetória esportiva desses ídolos do futebol brasileiro.
Entrevistas presenciais com os eternos craques complementam o material de acervo cinematográfico do Canal 100. As gravações com os gênios da bola foram realizadas em locações relacionadas ao esporte como o Museu do Futebol, em São Paulo.
Apenas a história de Dida será apresentada de modo diferente. Artilheiro do Flamengo e meia da seleção brasileira na década de 1950, ele faleceu em 2002, mas terá seus feitos narrados por amigos próximos, como Zico.
Talento reconhecido
A série exibida pela TV Brasil destaca que utilizar a camisa 10 em um time era o reconhecimento da destreza e aptidão de um jogador que muitas vezes fazia a diferença dentro e também fora de campo. A ideia é resgatar a magia do futebol bonito e bem jogado.
Nas últimas décadas, o futebol brasileiro e mundial sofre com a eliminação desta função nos gramados a partir de novas armações táticas. Em determinadas ligas, o foco na resistência e na força tem tornado os atletas menos criativos o que resulta num futebol que não destaca o desempenho individual.
Para reverter essa tendência, a obra realizada pela produtora Ovo Em Pé revela para as novas gerações alguns dos mais importantes jogadores brasileiros que encantavam multidões com habilidade, espírito de liderança e amor aos clubes que os defendiam. Essas qualidades os tornavam merecedores da camisa 10.
Serviço
"10x10 - os donos da camisa" – Gerson – quinta-feira, dia 9/4, às 19h30, na TV Brasil
"10x10 - os donos da camisa" – Gerson – sexta-feira, dia 10/4, às 19h30, na TV Brasil
Postar um comentário