Filmes na TV Brasil de 19 a 27/09/2020
“O Jeca e a Freira”
Sábado, 19 de setembro, às 16h
[Reprise na quinta, 24, às 22h30 / 2h30]
Neste longa dirigido e protagonizado pelo humorista Mazzaropi, um senhor de terras responsabiliza-se pela educação da filha de um de seus colonos, em uma fazenda no Brasil do séc. XIX. Ele se afeiçoa à menina como se fosse sua própria filha.
Anos mais tarde, quando a jovem regressa do colégio em companhia de uma freira, o fazendeiro faz de tudo para que ela não reconheça seus verdadeiros pais.
102 min. Ano: 1968. Gênero: comédia. Direção: Amácio Mazzaropi, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Mauricio do Valle, Elizabeth Hartman, Carlos Garcia, Ewerton de Castro. Classificação indicativa: 12 anos.
-----
O Pequeno Órfão
Domingo, 20 de setembro, às 14h
“O Pequeno Órfão” narra as aventuras do jovem Rémi (Maleaume Paquin), um órfão, contadas pela gentil Madame Barberin (Ludivine Sagnier).
Aos 10 anos, Rémi é arrancado das mãos de sua mãe adotiva e confiado ao senhor Vitalis (Daniel Auteuil), um misterioso músico itinerante. A seu lado, Rémi vai aprender a dura vida de acrobata e a cantar para ganhar seu pão. Acompanhado do fiel cão Capi e do macaquinho Joli-Coeur, sua longa jornada pela França – marcada por encontros, amizades e ajuda mútua –, leva-o ao segredo sobre suas próprias origens.
Inédito. 105 min. Ano: 2018: País: França, Bélgica. Idioma: Francês. Gênero: aventura, drama. Direção: Antoine Blossier. Roteiro: Antoine Blossier (adaptação), Hector Malot (romance original)
-----
Em um Mundo Interior
Domingo, 20 de setembro, às 16h
[Reprise na quarta, 23, às 22h30 / 2h30]
“Em um Mundo interior” acompanha o dia a dia de crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) de diferentes classes sociais e regiões do país. O documentário propõe uma experiência sensorial e cognitiva para compreender como essas pessoas lidam com a vida.
Pela vivência de sete famílias, o filme retrata a complexidade e a diversidade do espectro, que vai do autismo clássico ao de alto rendimento. Também debate a dificuldade para se encontrar profissionais especializados e mostra que o desenvolvimento das crianças não é uma questão exclusivamente genética, mas varia de acordo com as oportunidades que recebem.
Inédito. 75 min. País: Brasil. Gênero: documentário. Direção: Flávio Frederico e Mariana Pamplona. Distribuidora: Elo Company. Classificação: Livre
-----
“Casinha Pequenina”
Segunda-feira, 21 de setembro, às 4h (madrugada de segunda para terça)
Considerado a obra-prima de Mazzaropi, o longa-metragem “Casinha Pequenina” traz um elenco de estrelas e marca a estreia de Tarcísio Meira no cinema. O filme tem o fim da escravidão como pano de fundo e mostra a luta dos abolicionistas contra os interesses dos senhores de engenho.
Ícone da sétima arte no país, Mazzaropi usou a figura do “Jeca” como personagem central em dezenas de produções nacionais.
95 min. Gênero: Comédia. Ano: 1963. Classificação Indicativa: 12 anos.
-----
Uma Pistola para Djeca
Quarta-feira, 23 de setembro, às 4h
(Madrugada de quarta para quinta)
Amácio Mazzaropi interpreta Gumercindo, homem pobre e honesto que tem sua filha seduzida pelo filho do fazendeiro. A garota fica grávida e o bebê vira motivo de chacotas por não ter pai.
O patrão acaba expulsando o trabalhador de suas terras e Gumercindo se une a fazendeiros vizinhos para o ajuste de contas. Agora, a justiça deve ser feita. Só será preciso que algum louco dê “Uma Pistola para Djeca.”
52 min. Ano: 1969. Gênero: comédia. Direção: Ary Fernandes, com Amácio Mazzaropi, Nello Pinheiro, Elizabeth Hartman, Patricia Mayo, Rogério Camara. Classificação Indicativa: 14 anos.
-----
“O Vendedor de Linguiça”
Sexta–feira, 25 de setembro, às 4h
(Madrugada de sexta para sábado)
Na comédia musical “O Vendedor de Linguiça”, Mazzaropi é um vendedor que tem que se esforçar para conquistar a freguesia. Em meio a problemas com a família, vizinhos e cachorros (que adoram roubar suas linguiças), ele vive diversas situações inusitadas e cômicas.
Entre as canções do filme estão o “O Linguiceiro” e “Mocinho Lindo”, interpretadas por Mazzaropi; “Olhar de saudade”, interpretada por Pery Ribeiro; “Não ponha a mão”, por Elza Soares; e “Poema do adeus”, por Miltinho.
Ano: 1962. Gênero: comédia musical. Direção: Glauco Mirko Laurelli. Argumento e produção: Amácio Mazzaropi. Classificação: 12 anos.
-----
No Paraíso das Solteironas
Sábado, 26 de setembro, às 16h
Um homem acostumado à vida do interior não poderia imaginar que, ao tentar a sorte na cidade grande, seria objeto do desejo de uma turma de solteironas. O personagem de Mazzaropi ainda se envolve em confusões com a dona do hotel e é colocado às voltas com uma quadrilha e um grupo de ciganos.
95 min. Ano: 1969. Gênero: comédia. Direção: Pio Zamuner, com Amácio Mazzaropi, Geny Prado, Átila Iório, Carlos Garcia, Elizabeth Hartman. Classificação Indicativa: livre.
-----
Sobre Rodas
Domingo, 27 de setembro, às 14h
“Sobre Rodas” conta a história de Lucas (Cauã Martins), um jovem de 13 anos que retorna à escola após um acidente o deixar sem movimento nas pernas. Lá, ele conhece Laís (Lara Boldorini), também de 13.
Os dois decidem partir por estradas de terra no interior, em busca do pai que Laís nunca conheceu. Nesta aventura eles acabam conhecendo um ao outro.
Produzido pela Klaxon Cultura Audiovisual e Hora Mágica Filmes, “Sobre Rodas” foi eleito o Melhor filme pelo público no TIFF Kids (Canadá), melhor filme no Chicago International Children’s Film Festival (EUA) e Melhor Filme da Mostra Geração, no Festival do Rio.
72 min. Ano: 2019. País: Brasil. Gênero: drama, aventura. Direção: Mauro D’Addio.
-----
A Era do Peixinho
Domingo, 27 de setembro, às 16h
“A Era do Peixinho” conta a história do voleibol e sua evolução no Brasil. Observa, ainda, o papel assumido por esse esporte no sentido de unir e representar o povo brasileiro.
A popularidade do vôlei não cresceu apenas pelo talento, mas de muita dedicação e persistência de alguns artífices dentro e fora das quadras.
O filme traz entrevistas com Bruninho, Marcelo Negrão, Serginho Escadinha, Nalbert, Cacá Bizzochi, Antonio Rizola, Renan Dal Zotto, Fabi Alvim, entre outros.
Inédito. 82 min. Ano: 2018. País: Brasil. Gênero: documentário. Direção e roteiro: Bruna Bittencourt.
Seja o primeiro a comentar ;)
Postar um comentário